19.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Atenção trabalhadores! Governo Federal confirma o novo salário mínimo para 2024 com política de valorização do salário

Leia Mais

Em poucas semanas, os trabalhadores finalmente terão uma posição oficial sobre o salário mínimo de 2024. Antes disso, o governo federal já havia anunciado o que seria o novo piso do país usado como referência para servidores, aposentados, aposentados e outros. Desta vez, com uma nova política de avaliação.

A partir de janeiro, começa o novo salário mínimo para 2024. A Constituição Federal exige que todos os anos haja um reajuste no valor do mínimo pago aos trabalhadores e cidadãos vinculados ao governo. Dessa forma, os brasileiros conseguem acompanhar o reajuste de preços de produtos e serviços de consumo.

Qual será o novo salário mínimo em 2024?

O novo salário mínimo para 2024 tem como base a aprovação do Congresso Nacional, formado por deputados e senadores. Em agosto, o governo federal enviou ao Congresso o plano orçamentário de 2024, que descreve para onde irão os recursos públicos e quanto usar em cada setor.

Entre eles, o salário mínimo de 2024 afetará automaticamente outros setores, como previdência e trabalho. No plano de aprovação, segundo o ministro do Planejamento e Orçamento, Simon Tippett, há o seguinte valor mínimo:

  • Salário mínimo para 2024: R$ 1.421,00.

Após ser aprovado por deputados e senadores, o que deve acontecer em dezembro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve publicar um decreto para que o valor entre em vigor.

Política de Valorização do Salário Mínimo

Desde 2019, a política de aumento do salário mínimo considera apenas a inflação do ano anterior. O valor aumenta, mas não tem ganho real, apenas acompanha a evolução dos preços dos produtos de consumo.

A ideia do governo Lula, que funcionou durante os anos trabalhistas, é mudar essa forma de cálculo do salário mínimo de 2024. Assim, a partir do ano que vem, o reajuste do piso vai considerar:

  • Inflação do ano anterior; +
  • Produto Interno Bruto (PIB) há dois anos.

Será preciso aguardar o resultado da inflação deste ano para confirmar o valor do salário mínimo no ano que vem.

Últimas Notícias