21.5 C
São Paulo
domingo, abril 14, 2024
- Publicidade -spot_img

Atenção motoristas! Projeto de Lei (PL) 98/2015 foi aprovado e será obrigatório o exame psicológico para renovação da CNH em 2023; Entenda

Leia Mais

Atenção, motoristas! Após muitas discussões, o Projeto de Lei (PL) 98/2015 foi aprovado e agora promove uma mudança muito importante no processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com o seu consentimento, torna-se obrigatória a realização de um exame psicológico também na renovação do documento.

A principal justificação para esta medida é tentar melhorar a segurança rodoviária.

Assim, o procedimento exige que todos os motoristas, independentemente da categoria de habilitação, passem por uma avaliação quando suas CNH expirarem. Inicialmente, esse procedimento era necessário apenas no processo de aquisição da carteira. Com isso, a lei pode garantir que os motoristas ainda tenham as condições psicológicas adequadas para dirigir um carro.

O teste contribuirá para a redução de acidentes e comportamentos inadequados em vias ou vias públicas.

Como funciona o exame psicológico?

O teste do Detran é uma avaliação que analisa a personalidade de um candidato, superando as habilidades de condução em um carro. Realizado por psicólogos, examinadores de trânsito e psicólogos do trânsito, o teste verifica diversas habilidades psicotécnicas básicas para garantir a segurança ao volante.

Entre as habilidades analisadas estão: concentração, tomada de decisão, raciocínio lógico, memória, atenção, destreza e atividades de resolução. Assim, a avaliação será realizada por uma clínica credenciada pelo Detran.

Para quem não se lembra, os candidatos passam por provas escritas, desenhos e precisão aritmética. As habilidades cognitivas e a tomada de decisão dos candidatos serão analisadas em atividades cronometradas. Com isso, a capacidade de responder imediatamente a uma situação atípica é essencial para uma boa avaliação.

Teste tem entrevista

Além das provas, também será realizada uma entrevista oral pelo profissional competente. Durante a entrevista, será avaliada a resposta natural e espontânea do candidato, pois isso permitirá determinar se ele foi treinado por conhecimento prévio sobre as questões.

Essa atitude é importante para que o profissional alcance o comportamento habitual do indivíduo em situações cotidianas. Por fim, a renovação da CNH só será permitida se o condutor passar no exame psicológico.

Últimas Notícias