17.7 C
São Paulo
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img

Atenção! Motorista pode perder o carro se deixar de pagar o IPVA 2023? Descubra agora

Leia Mais

 

O IPVA (Imposto sobre Imóveis de Veículos) é uma das obrigações de início de ano que costuma onerar o bolso brasileiro. Após anos de pandemia e em meio a um cenário econômico complexo no país, muitas pessoas acabaram atrasando o pagamento de impostos.

Mas o que acontece com quem deixa de pagar o IPVA? A legislação estabelece uma série de consequências, mas a primeira delas é impedi-lo de licenciar o carro.

Com a licença antiga, o carro pode ser apreendido pelas autoridades competentes. Confira todas as penalidades previstas nos casos com isso:

  • Apreensão do carro;
  • Registro do proprietário em dívidas ativas;
  • Pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Isso significa que o proprietário não perderá fisicamente o carro, mas terá que lidar com custos e burocracias depois de levá-lo. Caso isso aconteça, o proprietário deve pagar o imposto e pagar multas e taxas para retirar o veículo do pátio da Secretaria de Estado de Trânsito (Detran).

Também é importante notar que aqueles que têm um nome registrado na dívida ativa do Estado estão impedidos de apresentar licitações públicas e podem ter dificuldades para obter financiamento.

Multos e pontos na carteira
A responsabilidade pela cobrança do IPVA é de cada unidade federal, por isso as regras podem variar dependendo de onde o cidadão mora. Em geral, há uma pequena multa para cada dia de atraso que pode ser de até 20% do valor do imposto, acrescido dos juros mensais associados à taxa Selic ou de 1%, o que for maior.

Caso o carro seja apreendido, o motorista ainda leva sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Negociação de IPVA em atraso

Para se manter atualizado e evitar penalidades por não pagamento do IPVA, o cidadão deve acessar o site da Secretaria do Trabalho (Sefaz) ou do Detran em seu estado ou distrito federal para emitir uma nova guia de pagamento. O documento já será emitido com as multas apropriadas e uma data de vencimento atualizada.

Últimas Notícias