23.2 C
São Paulo
domingo, abril 14, 2024
- Publicidade -spot_img

A expectativa da antecipação do 13º salário está confirmada e os idosos já podem solicitar o benefício

Leia Mais

Trabalhadores, aposentados e pensionistas que não podem esperar pelo calendário normal da gratificação natalina podem contar com a expectativa do 13º salário. Nem todos serão beneficiados com o adiantamento, será necessário aprovar o procedimento e suportar todas as regras que implicam essa ação.

A expectativa salarial do 13º do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para este ano não deve se confirmar. Pelo menos é o que revela o Ministério da Previdência, lembrando que o calendário pré-pandemia deve voltar. No entanto, há formas de proceder com a liberação dos juros.

Como pedir adiantamento salarial do 13°?

Idosos aposentados, aposentados ou que continuam trabalhando, têm a opção de solicitar um adiantamento do salário 13. Nesse caso, terão que contar com a mediação do setor privado, já que por lei o direito não é concedido após a data.

Os trabalhadores recebem a primeira parcela até novembro e a segunda até dezembro. Os aposentados recebem o primeiro até agosto e o segundo até novembro. A menos que solicitado de:


  • Antecipação por parte dos bancos.
  • As duas parcelas podem ser esperadas, mas há uma cobrança de juros que reduz o valor principal;
  • Funciona como um empréstimo, já que o banco oferece o valor a ser pago de 13, mas o recebe no lugar do trabalhador ou pensionista ao fazer um pagamento regular.

Onde pedir adiantamento salarial 13º?

Cada banco tem suas próprias regras em antecipação de salário 13. Mas a maioria espera o seguinte:

  • O adiantamento deve ser feito no banco onde é pago o salário mensal;
  • O banco só autoriza o adiantamento se o trabalhador tiver estabilidade no emprego (trabalha há mais de 12 meses), se estiver aposentado ou aposentado;
  • As taxas de juros mudam de acordo com cada banco.

O pedido pode ser feito no aplicativo ou no caixa eletrônico, vale a pena conferir o limite disponível.

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Últimas Notícias