Veja Como curar a garganta inflamada: opções naturais e remédios


Em alguns casos, as gargantas doloridas podem ser tratadas em casa com medidas simples como descanso, evitando mudanças bruscas de temperatura e usando alguns remédios caseiros, como gargarejar com água morna, sal ou chá de limão com mel e gengibre, por exemplo. 


No entanto, se a inflamação e a dor não passarem ou se o pus for observado na garganta, é importante consultar o seu médico e iniciar um tratamento mais adequado, que pode ser feito usando tratamentos anti-inflamatórios para aliviar sintomas como ibuprofeno, ou antibióticos como penicilina.


A dor de garganta pode gerar sintomas como queima da garganta, dor e dificuldade de engolir, geralmente devido à exposição prolongada ao frio ou infecção com doenças como gripe ou amigdalite.


Remédios caseiros para dor de garganta


Algumas medidas caseiras que podem ser úteis para aliviar as dores de garganta são:


1. Gargarejo com água morna e sal

A solução de água salgada contém propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar microrganismos da garganta, reduzindo os sintomas. Para preparar a solução, deve-se adicionar uma colher de sopa de sal em uma xícara de água morna e misturar bem até dissolver. Em seguida, livre-se da água pelo menos 3 vezes com a mistura, e livre-se da água de cada vez. Veja outras receitas de ônix para dor de garganta.


2. Coma chá de limão com mel e gengibre

Outro ótimo remédio caseiro para dor de garganta é mel, limão e chá de gengibre, que deve ser tomado 2 vezes por dia. Este tratamento tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além de ser rico em vitamina C, o que fortalece as defesas naturais do corpo.


Para fazer o chá, basta adicionar uma xícara de água fervente, 1 fatias de limão e 1 cm de gengibre, esperando cerca de 15 minutos antes de se esforçar. Finalmente, se necessário, adoça com mel.


3. tomar chá malva, sálvia ou alteia

Essas plantas têm propriedades anti-inflamatórias, suavizando a garganta e aliviando os sintomas. Para fazer o chá, basta adicionar 1 colher de sopa da erva selecionada em 1 xícara de água fervente, deixar por 15 minutos e coar. Confira outros chás que podem ajudar a aliviar a dor de garganta.


4. Tomar vitaminas de  morangos  com mel

Os morangos contêm vitamina C que ajuda a aumentar as defesas corporais e o mel lubrifica a garganta, ajudando a reduzir a dor e inflamação. Para fazer essa vitamina, você deve bater em um liquidificador 1 xícara de leite e 6 morangos, em seguida, adicionar 1 colher de sopa de mel.


No que diz respeito ao que você come para dor de garganta, deve-se dar preferência a alimentos líquidos e tortas, como sopa, caldo ou purê de frutas, e evitar beber alimentos muito frios ou muito quentes, o que reduz a dor e o desconforto ao engolir.


Outras formas caseiras de tratar a dor de garganta estão aqui neste vídeo da nutricionista Tatiana Zanin:

 

video tua saúde



Tratamentos farmacêuticos para dor de garganta

Tratamentos farmacêuticos para dor de garganta também são muito importantes, especialmente quando a dor é muito forte, ou leva mais de 3 dias para desaparecer ou acompanhada de febre. Nestes casos, você deve consultar um clínico geral para avaliar a necessidade de iniciar o tratamento com alguns tratamentos farmacêuticos, que podem ser:


  • Anti-inflamatórios como ibuprofeno ou naproxen: reduzir inflamação, aliviar a dor e facilitar a deglutição;
  • Analgésicos como paracetamol ou dipirona: acalmando a sensação de dor e comumente utilizado quando não há inflamação visível;
  • Antibióticos como amoxicilina e ácido clavulanic: usado quando há pus e infecção causada por bactérias.

Esses tratamentos devem ser sempre utilizados apenas com a orientação do seu médico e não devem ser substituídos por opções naturais, pois essas opções naturais devem ser sempre complementares ao tratamento médico. Confira tratamentos que podem ser usados para dor de garganta.


Sintomas de dor de garganta

Os principais sintomas da dor de garganta são:


  • Desconforto na garganta.
  • Tosse seca e irritante.
  • Dor de garganta ao engolir ou falar;
  • Gargantas muito vermelhas e inchadas.
  • Febre baixa
  • Alta temperatura, mais comum se houver uma infecção com bactérias.
  • Mau hálito e línguas no pescoço.

Dor de garganta pode ser causada por gripe, frio, amigdalite, laringite ou faringite. Outras possíveis causas de dor de garganta podem ser irritação na garganta por inalação de substâncias tóxicas, consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou fluxo de alimentos para a garganta. Veja mais causas de dor de garganta e o que fazer.


Principais causas

As principais causas de dor de garganta são:


  • Amigdalite bacteriana.
  • infecção por vírus, como no caso da gripe e do resfriado;
  • Refluxo gastroesofágico.
  • Alergias;
  • Tempo mais seco
  • Uso excessivo da voz.

Além disso, exposição prolongada e/ou frequente à poluição da fumaça, por exemplo, pode causar dor de garganta.


Dor de garganta pode ser um sinal de COVID-19?

Dor de garganta devido à inflamação pode ser um sinal de COVID-19, especialmente quando acompanhada de outros sintomas como dores de cabeça, dor no corpo, alta temperatura, tosse seca e persistente, falta de ar e dificuldade para respirar, por exemplo. Se a dor de garganta ocorrer isoladamente, é provável que seja uma infecção de gripe, resfriado ou bactéria.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem