O novo RG será cancelado no Brasil? Veja como ficará a nova carteira digital.

Imagem: Reprodução/Google



Desde o lançamento do novo modelo de identidade, muitos se perguntaram se o RG (registro público) será completamente interrompido do Brasil. Aprenda a responder a essa pergunta a esse respeito!


Quando começa a nova ID?

Alguns estados do Brasil já estão se preparando para começar a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade (IADC). Este documento deve substituir todo o RG, o ID atual.


O primeiro estado a iniciar a emissão da nova carteira de identidade foi o Rio Grande do Sul, que iniciou o processo de liberação em 26 de julho. O próximo grupo a emitir o documento será Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco. Outros Estados continuam inesperadamente para iniciar o processo de emissão do documento.


Quais foram feitas mudanças no novo cartão de identificação?


O principal objetivo da nova carteira de identidade é aumentar a segurança de todos os cidadãos brasileiros. Assim, a intenção é aumentar a proteção através das seguintes atualizações: 


  • Versão digital;
  • Padronizar o cartão de identificação;
  • Implementação do Código Internacional MRZ (área legível por máquinas ou, em português, área legível por máquina);
  • Implementação do tipo sanguíneo, fator de recursos humanos e natureza do cidadão;
  • Veja se uma pessoa é um doador de órgãos;
  • Biometria obrigatória;
  • Verificação via código QR.

Ressalta-se que a consolidação da nova carteira de identidade visa impor o cadastro individual (CPF) como único número de verificação no sistema de identificação brasileiro.
Dado que existem até agora muitos modelos de documentos de identidade, dependendo de cada estado.


Existe um prazo para a emissão do novo cartão de identificação?

A emissão da nova carteira de identidade já está autorizada para todos os estados do Brasil desde março de 2022, mas no dia 26 de julho apenas o primeiro, o Rio Grande do Sul, iniciou o processo de emissão.


É importante ressaltar que o governo federal implementou a liberação obrigatória do novo documento até 2023, para que todos os estados se adaptem à mudança.


Para os cidadãos, por outro lado, ainda não há obrigação de emitir o documento, que é obrigatório para os brasileiros apenas em 2032.


A versão digital já está disponível para a maioria dos estados brasileiros, porém, não há padronização no nome do aplicativo. Portanto, cada região terá uma plataforma única, como São Paulo, chamada RG Digital e está disponível para celulares Android e iOS.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem