Conheça os 4 remédios caseiros comprovados para a tosse



Um ótimo remédio caseiro para tosse é o suco de guaco com cenouras que, devido à característica de uma via aérea aumentada, é capaz de aliviar a tosse com escarro e promover o bem-estar. Além disso, o chá de gengibre com limão também é uma boa opção, pois é chamado de tosse seca devido à sua ação anti-inflamatória e antisséptica. 


Para completar esses remédios caseiros, você também pode comer um copo de água em temperatura ambiente com 1 colher cheia de mel, pois ajuda a hidratar as cordas vocais, acalmar toda a área da garganta e reduzir a tosse.


No entanto, é importante determinar a causa da tosse, especialmente quando é constante, para que o tratamento seja direcionado e eficaz. Confira as principais causas da tosse contínua e o que fazer.


1. Tosse seca

Imagem: Reprodução/Google


Para o tratamento da tosse seca, um remédio caseiro maravilhoso é o chá de gengibre com limão, que tem propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de remover congestão brônquica e aliviar a tosse seca.


Este chá também pode ser usado como um tratamento de tosse caseiro em crianças porque não tem efeitos colaterais.


Ingredientes


  • 5 g de raiz de gengibre.
  • Suco de 2 limões.
  • 1 colher de chá de mel.
  • 1 litro de água.

Modo de encenação


Para preparar este tratamento, ferva o gengibre e a água em fogo baixo até que a mistura seja reduzida para metade do tamanho inicial e, em seguida, desligue o fogo, filtre e adicione suco de limão. No final, 1 colher de chá de mel pode ser adicionada ao adoçante. O mel não deve ser usado em bebês menores de 2 anos.


Você deve comer 1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas enquanto a tosse continua. 


2. Tosse no bebê

Imagem: Reprodução/Google


A tosse de uma criança pode ser controlada usando alguns remédios caseiros, como chá de limão com mel, no entanto, só deve ser usado em crianças com mais de 2 anos de idade, pois antes dessa idade a criança não desfruta de uma imunidade totalmente desenvolvida. 


O chá de limão com mel ajuda a aliviar a tosse, o congestão nasal e a dor de garganta, o que também é bom para melhorar a digestão.


Ingredientes


  • 500 ml de água;
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão.
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de encenação


Deixe ferver na panela coberta por 10 minutos e adicione suco de limão e mel. Sirva ao bebê em pequenas quantidades quando estiver quente.


Outra dica é colocar algumas gotas de água salgada no nariz do bebê antes de amamentar e limpar o nariz com o cotonete do bebê, o que também ajuda a aliviar a tosse. Confira outras dicas para combater a tosse no seu bebê.


3. Tosse com escarro

Imagem: Reprodução/Google


A opção para o tratamento domiciliar para tosse com escarro é o suco de Guaco com cenouras, pois possui propriedades expansadas brônquicas e irradiadas, o que ajuda a eliminar o excesso de escarro e permite que você respire melhor. Além disso, adicionando hortelã ao suco, é obtida uma propriedade anti-inflamatória, que reduz episódios de tosse, especialmente em casos de gripe, bronquite ou asma.


Ingredientes


  • 5 folhas de Guaco.
  • 1 cenoura
  • 2 ramos de hortelã.
  • 1 colher de chá de mel.

Modo de encenação


Para fazer o suco, basta misturar as folhas de guaco, cenouras e galhos de hortelã em um liquidificador. Em seguida, canse e adoça com 1 colher de chá de mel e beba 20 ml de suco várias vezes ao dia.


Outra ótima opção de remédio caseiro para tossir com escarro é a infusão de tomilho, pois tem propriedades suprimidas, o que ajuda a liberar escarro e fortalecer o sistema imunológico. Saiba mais sobre tomilho e como usá-lo.


4. Tosse alérgica


Para aliviar a tosse alérgica, é possível usar algumas plantas medicinais, como urtiga, rorela e tanchage, por exemplo, por conter propriedades reconfortantes, aliviar o desconforto na garganta e, assim, tossir.


Ingredientes


  • 1 colher de sopa de folhas de urtiga.
  • 200 ml de água.

Modo de encenação


Para fazer o chá, é necessário colocar as folhas da urtiga na água e deixá-las em fogo baixo por 5 minutos. Então pecado, deixe esfriar e beba duas xícaras por dia. Se necessário, você pode adicionar 1 colher de sopa de mel para sobremesa. Conheça outros remédios caseiros para tosse alérgica.


Veja como preparar estes e outros remédios caseiros para tossir no vídeo a seguir:


Video:Tua Saúde



As opções naturais de tratamento da tosse não devem excluir o uso de medicamentos prescritos pelo seu médico, especialmente em casos de tosse alérgica tratada com anti-histamínicos, por exemplo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem