Conheça os 10 benefícios da canela para a saúde; Veja o vídeo.


A canela, cientificamente conhecida como synamum, é um sabor aromático rico em flavonoides como oginol, hespiridina e linaol, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.


Ao conter quantidades ideais de senamaldeído, um composto que promove o aumento do metabolismo e melhora a concentração, a canela também ajuda a melhorar o comportamento físico e mental, além de estimular a queima de gordura corporal, facilitando a perda de peso.


A canela pode ser encontrada em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais, na forma de pó, vara ou casca, amplamente utilizada para dar um sabor doce em preparações doces e salgadas, juntamente com a capacidade de consumi-la na preparação do chá.


O consumo regular de canela promove muitos benefícios para a saúde, os mais importantes são:


1. Ajude a controlar o diabetes

A canela tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem as células pancreáticas e melhoram a função hormonal da insulina, prevenindo a resistência à insulina e diabetes.


2. Promover a perda de peso

A canela contém senamaldeído, um composto que estimula o aumento do metabolismo, fazendo com que o corpo queime o excesso de gordura no corpo e promova a perda de peso.


Além disso, esses temperos também oferecem um sabor doce para loções, sendo uma ótima escolha para a substituição do açúcar e redução de calorias na dieta.


3. Combater a cárie dentária e o mau hálito

A canela contém sinamaldeído e eugenol, compostos com propriedades exterminantes de germes que ajudam a prevenir e combater problemas bucais como cárter, gengivite e mau hálito. Conheça outras opções caseiras para combater o mau hálito.


4. Melhorar a saúde mental

A canela contém antioxidantes que previnem danos radicais livres às células do sistema nervoso central, melhorando a memória e ajudando a prevenir condições como doença de Alzheimer, demência e doença de Parkinson.


5. Prevenção de doenças cardiovasculares

Os antioxidantes de canela ajudam a prevenir a oxidação celular de gordura, reduzindo os níveis de colesterol "prejudicial", LDL e triglicérides no sangue, contribuindo para a prevenção de doenças como aterosclerose, infarto e derrame.


Além disso, canela, ácido canela, compostos biologicamente ativos com ação anti-inflamatória, promovem a saúde e o relaxamento das artérias, ajudando a controlar a pressão arterial.


6. Melhorando o humor

A canela tem propriedades anti-inflamatórias, prevenindo inflamação nas células do sistema nervoso central e melhorando a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por regular o humor, a felicidade e o bem-estar geral.


7. Melhorando a digestão

A canela melhora a ação das enzimas responsáveis pela absorção de nutrientes, melhorando a digestão e aliviando problemas como inchaço e excesso de gases. Veja outras dicas para combater gases e melhorar a digestão.


8. Ajude a prevenir o câncer

Ao conter senamaldeído e ogenol, compostos com forte efeito antioxidante, a canela pode ajudar a combater o excesso de radicais livres, evitar danos às células saudáveis e, assim, prevenir o desenvolvimento de alguns cânceres.


9. Melhorar a saúde sexual

A canela é um estimulante sexual porque contém propriedades estimulantes, melhora a circulação, aumenta as alergias e favorece o bem-estar, a libido e o prazer. Conheça outros alimentos afrodisíacos que melhoram a saúde sexual.



10. Fortalecimento do sistema imunológico

Por conter eucalipto, ogenol e canela, compostos biologicamente ativos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a canela é um tempero de efeito imunológico, ajudando a fortalecer e melhorar as funções do sistema imunológico contra infecções como gripe e resfriados.


Como usar canela

A canela pode ser encontrada na forma de crosta ou pó e pode ser usada para marinar carne, peixe, frango ou arroz. Esses temperos também podem ser usados para dar um sabor doce em preparações doces como mingau, bolos, salada de frutas, panquecas e café ou usados na preparação do chá.


Chá de canela: O chá de canela pode ser preparado adicionando uma casca de canela (vara) em uma chaleira ou panela com 250 ml de água e ferva por 10 a 15 minutos. Espere amornar, retire o pau de canela da água e sirva-o. Uma dica para mudar o sabor do chá é adicionar algumas gotas de limão à bebida.


Outra sugestão para usar especiarias é na forma de óleo essencial, que geralmente é comercializado em lojas de produtos naturais. Para isso, basta soltar 8 gotas de óleo básico de casca de canela em 45 ml de álcool de grãos e 55 ml de água destilada. Coloque a mistura em uma garrafa de spray, agite bem e polvilhe no ambiente para ajudar a melhorar o comportamento físico e mental e aumentar a libido.


Possíveis efeitos colaterais

Em geral, comer até 6 gramas por dia de canela é seguro.
Os principais efeitos colaterais com consumo excessivo de canela são alergias, irritação da pele, irritação estomacal, hipoglicemia, bem como exacerbação de doenças hepáticas graves.


Quando não se refere a canela não deve ser consumida por mulheres grávidas ou amamentando, pois essas especiarias são nulas e baixas para pessoas com úlceras ou com doença hepática grave.


No caso de bebês e crianças, é importante ter cuidado especialmente se há histórico familiar de alergias, asma ou eczema.


Receitas saudáveis com canela


Algumas receitas deliciosas e saudáveis com canela são:


1. Bolo de banana e canela

Ingredientes:


  • 5 ovos
  • 2 e 1/4 xícara de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de açúcar mascavo ou 1 colher de sopa de stevia.
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.
  • 3/4 xícaras de chá de leite ou leite vegetal.
  • 2 bananas, esmagadas.
  • 1 xícara de óleo de coco ou azeite.
  • 1 xícara de chá de nozes moída.

Modo de preparação:


Pré-aqueça o forno a 180°C, bata ovos, açúcar, leite, azeite ou azeite por 5 minutos em um liquidificador. Em seguida, adicione a farinha de trigo e o fermento em pó, e bata um pouco mais para misturar tudo e reserve. Adicione o purê de bananas e nozes esmagadas e mexa bem até que a massa esteja uniforme. Adicione as bananas à massa, misture com uma colher e transfira a mistura para uma forma untada. Coloque a massa no forno por 30 a 40 minutos ou até dourar. Depois do samourn, polvilhe a canela sobre o bolo e sirva.


2. Maçãs assadas com canela

Ingredientes:


  • 2 maçãs.
  • 2 pauzinhos de canela.
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou 1/2 colher de chá de stevia.

Modo de preparação:


Lave bem as maçãs e remova a parte central, onde a tala e as sementes são encontradas, mas sem quebrar as maçãs. Coloque as maçãs em forma colocando a casca de canela no centro de cada uma delas e polvilhe o açúcar. Coloque no forno a 200°C por 15 minutos ou até as maçãs ficarem bem macias.


3. Torta de maçã com canela

Ingredientes:


  • 1 ovo
  • 1 colher de farinha de amêndoa.
  •  2 colheres de sopa de aveia.
  • 1/2 maçã ralada
  • 1 colher de chá de mel.
  • 2 colheres de sopa de leite vegetal ou leite.
  • Pó de canela a gosto.

Modo de preparação:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes com uma colher. Aqueça uma panela antiaderente e faça alguma mistura. Cozinhe cada lado por 2 a 3 minutos e sirva com iogurte, manteiga de amendoim ou frutas e nozes.


Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outros benefícios da canela:



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem