Conheça as 9 formas de usar o bicarbonato de sódio para sua saúde


O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina que pode ser usada para clarear os dentes, combater a acidez estomacal, limpar a garganta e ajudar a preparar e limpar alimentos.


O bicarbonato de sódio funciona aumentando a redução alcalina ou acidez e, portanto, é uma substância que pode ser usada para diferentes propósitos no dia para outro. No entanto, quando usado incorretamente, pode causar danos à pele, como irritação ou vermelhidão.


É importante consultar seu médico antes de começar a usar bicarbonato de sódio ou se a irritação ou vermelhidão é observada no local onde é aplicado, onde a quantidade mais adequada de bicarbonato pode ser indicada para cada pessoa por objetivo.


Bicarbonato de sódio pode ser encontrado em supermercados e lojas naturais e pode ser referido para: 


1. Clareamento de dentes

O uso de bicarbonato de sódio na pasta de dente é uma excelente maneira de limpar os dentes e gengivas profundamente, pois remove o amarelo e a negritude, que tende a se acumular em locais menos acessíveis a ele por escova. Recomenda-se limpar os dentes com bicarbonato apenas uma vez por semana, para não remover o esmalte natural dos dentes, o que os protege das cavidades.


2. Combate à acidez e refluxo estomacal

Para neutralizar o excesso de acidez e combater o refluxo, recomenda-se preparar uma solução contendo 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com 250 ml de água e beber pelo menos metade da mistura para obter o efeito desejado, trabalhando diretamente para reduzir os efeitos da queima e da dor, especialmente após as refeições.

3. Descasque e lute contra o cheiro do pé

O descascador de bicarbonato de sódio ajuda a eliminar células mortas encontradas em áreas mais espessas e ásperas do pé, como saltos e área plantar. Além disso, o bicarbonato é uma excelente substância para neutralizar o odor devido à sua ação antifúngica. 


Para o tratamento, misture 1 colher de sopa de café bicarbonato em 2 colheres de sopa de sabão líquido ou óleo de amêndoa doce, faça movimentos circulares por 10 minutos, depois lave com água morna ou fria e seque com uma toalha macia. Veja outras opções de descascadores caseiros para o corpo.


4. Tomar banho contra a infecção do trato urinário

Quando existem sintomas de infecção urinária, como a insistência em urinar, dor e queimadura, é possível escolher um tratamento caseiro, que consiste em encher uma banheira com 3 litros de água e adicionar 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, até derreter completamente. Depois disso, você deve ficar nu nesta água por 20 a 30 minutos, e você pode repeti-lo uma vez por dia.


É possível observar uma melhora significativa nos sintomas após 4 dias de tratamento, mas é necessário seguir alguns cuidados, como beber 2 litros de água por dia e realizar a higiene adequada da área íntima, além de consultar um clínico geral, para realizar uma investigação mais aprofundada da condição. Veja o que mais você pode fazer para combater uma infecção do trato urinário.


5. Remova manchas escuras da pele

Manchas escuras na pele surgem devido ao aumento da produção de melanina na pele, que geralmente é resultado de certos fatores como exposição solar, processos inflamatórios ou alterações hormonais, por exemplo. 


Para tratar manchas escuras, é possível fazer um descascador caseiro misturando 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 3 colheres de sopa de óleo de amêndoa doce ou óleo de coco, até obter uma mistura homogênea. Em seguida, faça movimentos circulares na área que você deseja tratar por 10 minutos e enxágue com água morna até eliminar qualquer resíduo. 


6. Lave bem o cabelo

Pequenos grânulos de bicarbonato podem atuar como um descascador, sendo úteis para eliminar o excesso de óleo capilar, crosta gordurosa, e ainda são úteis para abrir a pele do fio, facilitando o absorção das substâncias ativas encontradas em cremes e máscaras hidratantes, como a vedação capilar. É assim que funciona o carimbo de cabelo.


7. Clarear suas unhas 

O bicarbonato de sódio é capaz de eliminar a cor amarela das unhas, além de melhorar seu crescimento. Para realizar o tratamento, recomenda-se misturar 1 colher de chá de bicarbonato com meio limão comprimido. Em seguida, esfregue essa mistura em cada unha, com a ajuda de gaze ou algodão, e deixe-a funcionar por 5 minutos. Por fim, lave as unhas com água corrente e coloque protetor solar nas mãos para evitar manchas e queimaduras na pele.


8. Esfoliante para a pele 

Eliminar células mortas, encontradas na primeira camada da pele, ajuda a penetrar origens naturais e ajuda a eliminar o cabelo de forma mais eficiente e menos dolorosa. Para descascar, recomenda-se misturar 3 colheres de sopa de café bicarbonato de sódio com água ou óleo de coco e realizar movimentos circulares leves por 10 minutos, evite esfregar intensamente, para não ferir a pele. Em seguida, lave a área que deseja depilar com água morna ou fria e seque-a com uma toalha macia. O ideal é fazer peeling 1 dia antes da depilação. 


9. Gargarejar contra coceira na garganta

Coceira na garganta pode ser causada por fatores como alergias, irritabilidade ou infecção. Neste caso, para eliminar os microrganismos encontrados nesta área, recomenda-se gargarejo, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com meia xícara de água morna e repita o procedimento de 4 a 5 vezes.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem