Comer fígado bouvino é realmente saudável?

Imagem: Reprodução/Google


O fígado, seja carne bovina, suína ou de frango, é um alimento altamente nutritivo não apenas uma fonte de proteína, mas também rico em vitaminas e minerais importantes, e pode trazer benefícios para o tratamento de certos problemas de saúde, como a anemia.


No entanto, o bife hepático deve ser consumido moderadamente porque, quando consumido em excesso, tem o potencial de causar algumas complicações, especialmente em pessoas que já têm algumas condições de saúde. Isso acontece porque o fígado também tem colesterol alto e pode conter metais pesados que acabam se acumulando no corpo a longo prazo.


Assim, sempre que você tiver um problema de saúde, o ideal é consultar um nutricionista para avaliar a quantidade e a frequência recomendadas para a ingestão hepática, para evitar possíveis complicações.


Principais benefícios do fígado


O bife de fígado é um alimento altamente nutritivo que contém a quantidade diária de vitaminas e minerais necessários para a ação do corpo, como ácido fólico, ferro, vitaminas B e vitamina A.


É também uma fonte de proteínas de alta qualidade com aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo, mas são necessários para garantir o bom desempenho dos músculos e órgãos.


Além disso, o consumo de fígado também reduz o risco de anemia por ser muito rico em ferro, vitamina B12 e ácido fólico, que são nutrientes fundamentais para a produção de glóbulos vermelhos.


Por que o consumo deve ser reduzido


Embora tenha alguns benefícios, o consumo de fígado deve ser moderado, especialmente porque:


  • É rico em colesterol: O consumo excessivo de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas, por isso o consumo de fígado pode não ser uma boa opção para quem tem colesterol alto ou algum tipo de problema cardíaco.
  • Contém metais pesados: como cádmio, cobre, chumbo ou mercúrio. Esses minerais podem eventualmente se acumular no corpo ao longo da vida, levando a alterações na função renal ou metabolismo de vitaminas e minerais, o que pode causar vários problemas de saúde.
  • É rica em ureinas: é uma substância que aumenta os níveis de ácido úrico no corpo e deve ser evitada por pessoas com gota, pois pode exacerbar sintomas. Veja mais sobre dieta para reduzir o ácido úrico.

Além disso, o fígado também deve ser consumido com cautela durante a gravidez, pois embora contenha ferro e ácido fólico, que são nutrientes importantes na gravidez, ele também contém altas quantidades de vitamina A que, em excesso, podem ser prejudiciais ao desenvolvimento fetal, especialmente durante os três primeiros meses.


Figado bouvino engorda?

O fígado de touro não é engordado, porque é um alimento rico em proteínas de alta qualidade, que preferem formar massa muscular e outros tecidos no corpo, especialmente quando fazem parte de uma dieta equilibrada e saudável.


Consumir 100 gramas de fígado de touro grelhado contém a mesma quantidade de calorias e gordura que um filé de filé de menon, que é cerca de 150 calorias e 5 gramas de gordura. No entanto, como mencionamos anteriormente, é importante consumir frugalmente.


Como ele deve ser consumido


Em adultos, a seção hepática deve variar de 100 a 250 g por semana, que pode ser dividida em 1 a 2 ações por semana.


No caso das crianças, a maneira mais segura de consumir o fígado é 1 vez por semana, no máximo. Isso não é apenas porque contém metais pesados, mas porque o fígado também contém altas concentrações de vários micronutrientes que podem exceder os valores diários recomendados.


Sempre que possível, o bife de fígado deve ser de origem biológica, onde os animais geralmente são alimentados de forma mais natural, criados ao ar livre e usando menos drogas e outros produtos químicos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem