Benefício do INSS para crianças e jovens garante um salário mínimo ao mês; Veja como pedir.


Crianças e jovens têm direito a um benefício muito específico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É de natureza carinhosa e garante um salário mínimo mensal para quem atender a todos os requisitos. Descubra qual é o interesse envolvido e quem é elegível para isso.


A assistência financeira é chamada de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Está previsto na Lei Básica de Assistência Social e garante dinheiro mensalmente para idosos com 65 anos ou mais, bem como para pessoas com deficiência, independentemente da idade.


Benefício do INSS para crianças e jovens


Ao contrário do que muita gente pensa, o BPC não é uma aposentadoria. Assim, não é necessário contribuir com o INSS para solicitar e acumular o benefício, afinal, o BPC não é um direito previdenciário.


Por essa razão, também, ele não paga um salário de 13 anos e não deixa uma pensão por morte. Ou seja, esse é um valor que garante apenas certa assistência a quem já tem direito.


Para solicitar um BPC, o principal ponto visto é a renda mensal da família. O valor de um indivíduo em casa deve ser igual ou inferior a um quarto do salário mínimo.


No caso de crianças e jovens, em casos de incapacidade, é necessário passar por uma avaliação médica e coletar todos os documentos e exames que comprovem o caso, além de justificar o pedido de assistência.


Outro ponto fundamental para quem deseja entrar no benefício é se cadastrar no único cadastro. É essencial que você tenha um cadastro no CadÚnico, mas o BPC é solicitado através dos canais de atendimento do INSS.


Portanto, ele pode ser feito no site ou no aplicativo Meu INSS. Se for mais conveniente, você também pode ligar para o call center no 135 ou ir às unidades de atendimento do Instituto.


Além disso, é importante ressaltar que os beneficiários do BPC também têm descontos nas tarifas de energia elétrica por meio do Programa Tarifa Social de Energia.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem