Veja os 7 calmantes naturais para ansiedade, insônia e nervosismo


Um excelente tranquilizante natural é a encarnata passiflora também conhecida como flor de maracujá, pois essa planta, além de fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.


No entanto, existem muitas outras plantas que também têm ações semelhantes, diminuindo a ansiedade e o nervosismo. Outros exemplos incluem:


Valerian: sua raiz tem ação calmante e estimulante do sono, por isso é muito indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;

St. John's Wort ou Hypericão: é um bom restaurador para o sistema nervoso e antidepressivo, e pode ser usado no tratamento da depressão, ansiedade e agitação nervosa;


Camomila: tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, criando um sentimento de harmonia, que ajuda a se acalmar em estados de agitação e nervosismo;


Linden: possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso, como estresse excessivo, ansiedade e histeria;

Melissa ou bálsamo de limão: tem ação calmante e pode ser usado em caso de distúrbios do sono, nervosismo e ansiedade;


Lavanda: é rica em coumarin e óleos essenciais que têm propriedades calmantes e relaxantes agindo contra a tensão nervosa.


É possível fazer chá de todas essas plantas, porém, há também suplementos alimentares na forma de comprimidos à venda em lojas de produtos naturais, supermercados e algumas farmácias. Geralmente, os suplementos devem ser indicados por um herbalista ou nutricionista para descobrir qual dose é mais adequada. Os suplementos funcionam bem para aliviar os sintomas a longo prazo, reduzindo o surgimento de crises de ansiedade, por exemplo.


Como fazer um chá reconfortante

Para fazer o chá, uma das plantas deve ser selecionada com efeito calmante e, em seguida, adicionar 1 sachê, ou 20 gramas da planta, em 1 xícara de água fervente por aproximadamente 5 a 10 minutos. Então, o chá pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao longo do dia ou antes de situações que causam mais estresse.


Caso precise de um tranquilizante para dormir, o chá mais indicado é o valeriano, pois aumenta os níveis de melatonina, importante para induzir o sono. Neste caso, o chá deve ser tomado de 15 a 30 minutos antes de dormir e, nesse período, deve-se evitar assistir televisão ou usar outro dispositivo eletrônico, como o celular. Veja todas as dicas para tratar insônia e dormir melhor.


A principal vantagem sobre os tranquilizantes vendidos na farmácia é o fato de que eles não causam efeitos colaterais ou dependência. No entanto, embora possam ser comprados sem prescrição médica, elas só devem ser utilizadas sob a orientação de um médico ou herbalista, especialmente quanto à sua dosagem, já que algumas dessas ervas quando consumidas em excesso podem ser tóxicas.


Reconfortante natural em comprimidos

Alguns exemplos de tranquilizantes naturais em comprimidos são os seguintes fitoterápicos:


Passiflorine;

Maracugina;

Sintocalmy;

Pasalix;

Recalm;

Serenus;

Calman;

Ansiopax.

Esses fitoterápicos, embora sejam compostos de substâncias naturais, só devem ser utilizados sob a orientação de um herbalista ou nutricionista, embora possam ser adquiridos com prescrição médica. Eles têm propriedades calmantes que agem no cérebro acalmando o indivíduo devido à sua ação sedativa.



Opções naturais para gestantes

Tranquilizantes naturais para gestantes só podem ser usados sob a orientação do obstetra que está realizando o pré-natal e em caso de extrema necessidade, pois podem causar efeitos colaterais ou não ser seguros para o bebê. Um bom tranquilizante natural que pode ser usado por gestantes e que não tem contraindicações é o suco natural do maracujá.


Em caso de insônia na gravidez, aqui estão algumas dicas simples que podem ajudar.


Opções naturais para bebês

Um bom tranquilizante natural para bebês é o chá de camomila com erva-doce, que além de acalmar, favorecer o sono e auxilia no combate a gases que causam cólicas principalmente nos primeiros meses de vida da criança.


Existe um suplemento alimentar chamado funchicórea que contém essas plantas medicinais e pode ser usado como um tranquilizante natural para bebês e recém-nascidos, mas embora possa ser comprado sem prescrição só deve ser usado com o conhecimento do pediatra da criança.


Outra opção natural de soothing para bebês com mais de 6 meses, que já iniciaram a alimentação diversificada é o suco natural de maracujá. Basta bater no liquidificador a polpa de 1 maracujá com 1 copo de água, cantar e depois oferecer ao bebê ou criança cerca de meio copo.

Fonte: Tua Saúde

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem