Quem tem direito à renovação da CNH gratuita?
O texto incluirá apenas aqueles que trabalham com os meios de transporte. Ou seja, motoristas de aplicativo, ônibus, etc. Em geral, é necessário provar que a embarcação ocorre a partir da condução de um veículo. Inicialmente, estão incluídos os seguintes grupos:
- Motoristas de aplicativo;
- Entregadores de aplicativos;
- Motoristas de transporte rodoviário;
- Taxistas.
Ao solicitar a isenção, o cidadão deve comprovar que completou 20 horas de trabalho por semana nos últimos seis meses. Vale ressaltar que o texto do PL ainda não foi definitivamente aprovado, a previsão é que sua sanção aconteça até o final deste ano.
Veja o passo a passo para a renovação digital da CNH:
- Faça login no detran.sp.gov.br e vá para "Renovação Simplificada" em "Serviços Online" no topo da página inicial. O serviço também pode ser solicitado através do portal Poupatempo ou do aplicativo Poupatempo Digital.
- Confirme os dados na tela e escolha as datas e horários dos exames médicos e psicotécnicos (este último só é necessário se o motorista vai exercer atividade remunerada, como taxista, por exemplo).
- Realizar o exame médico e psicotécnico (se necessário). A taxa de exame médico é de R$ 96 e a taxa do Detran SP, mais o custo de envio pelo correio, é de R$ 107. As taxas do Detran SP devem ser pagas em um dos bancos contratados e cadastrados pelo CPF do motorista. (Vale lembrar que há um coletor biométrico em cada posto médico e a foto será a mesma da licença vencida).
- Para verificar a situação da solicitação, o motorista pode consultar o serviço online "Monitorando o processo de renovação simplificada da CNH".
Com a CNH renovada aprovada, o responsável deve baixar o aplicativo "Carteira de Trânsito Digital" na loja de aplicativos e se cadastrar com os dados solicitados. Uma vez que o pagamento da CNH é liberado, o motorista recebe um código digital por SMS ou e-mail cadastrado, e então pode ativar o documento pelo celular clicando na opção "Habilitação".
Postar um comentário