Projeto de lei propõe CNH com renovação gratuita: veja quem tem direito e como solicitar.

Imagem: Reprodução/Google

Projeto de lei propõe a renovação gratuita da carteira de motorista. Um grupo de parlamentares tem se reunido no Senado para discutir a possibilidade de aprovar a isenção da cobrança da renovação da CNH para alguns motoristas. Assinada pelo senador Randolfe Rodrigues, a proposta deve ser sancionada em breve. Compreender.


Diante do atual cenário de crise econômica, alguns senadores apresentam propostas que podem reduzir os gastos da população. Randolfe Rodrigues elaborou um projeto de lei que visa isentar os motoristas de pagar a renovação da CNH.


Quem tem direito à renovação da CNH gratuita?


O texto incluirá apenas aqueles que trabalham com os meios de transporte. Ou seja, motoristas de aplicativo, ônibus, etc. Em geral, é necessário provar que a embarcação ocorre a partir da condução de um veículo. Inicialmente, estão incluídos os seguintes grupos:


  • Motoristas de aplicativo;
  • Entregadores de aplicativos;
  • Motoristas de transporte rodoviário;
  • Taxistas.

Ao solicitar a isenção, o cidadão deve comprovar que completou 20 horas de trabalho por semana nos últimos seis meses. Vale ressaltar que o texto do PL ainda não foi definitivamente aprovado, a previsão é que sua sanção aconteça até o final deste ano.


Veja o passo a passo para a renovação digital da CNH:


  • Faça login no detran.sp.gov.br e vá para "Renovação Simplificada" em "Serviços Online" no topo da página inicial. O serviço também pode ser solicitado através do portal Poupatempo ou do aplicativo Poupatempo Digital.
  • Confirme os dados na tela e escolha as datas e horários dos exames médicos e psicotécnicos (este último só é necessário se o motorista vai exercer atividade remunerada, como taxista, por exemplo).
  • Realizar o exame médico e psicotécnico (se necessário). A taxa de exame médico é de R$ 96 e a taxa do Detran SP, mais o custo de envio pelo correio, é de R$ 107. As taxas do Detran SP devem ser pagas em um dos bancos contratados e cadastrados pelo CPF do motorista. (Vale lembrar que há um coletor biométrico em cada posto médico e a foto será a mesma da licença vencida).
  • Para verificar a situação da solicitação, o motorista pode consultar o serviço online "Monitorando o processo de renovação simplificada da CNH".

Com a CNH renovada aprovada, o responsável deve baixar o aplicativo "Carteira de Trânsito Digital" na loja de aplicativos e se cadastrar com os dados solicitados. Uma vez que o pagamento da CNH é liberado, o motorista recebe um código digital por SMS ou e-mail cadastrado, e então pode ativar o documento pelo celular clicando na opção "Habilitação".

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem