Precisa renovar a CNH? Fique atento: O novo documento teve a validade alterada!

Imagem: Reprodução/Google

 A partir de 1º de junho de 2022, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tem nova data de validade. Quando este novo regulamento entrará em vigor, as carteiras emitidas ou renovadas a partir do início de junho manterão uma nova data de validade. Siga em frente e descubra quais são eles.


Todo motorista que pretende dirigir em todo o país deve estar habilitado com sua carteira de motorista, pois é o documento que comprova que o motorista está apto e tem proficiência na condução de determinados veículos.


No Brasil, a divisão das categorias é feita por letras. De "A" a "E", "A" é para motocicletas em geral e o "E" é para veículos pesados e extras pesados.


O Detran (Departamento Nacional de Trânsito) é o órgão responsável pela emissão e renovação de todas as CNHs vigentes em todo o Brasil, para que os usuários que estão tirando a licença passem por uma série de avaliações e cumpram os requisitos que o Detran faz, como a realização de determinadas provas, aulas teóricas e práticas, além de um teste final para comprovar que você está apto a dirigir.

 

O novo motorista também deve ter realizado um mínimo de aulas práticas compatíveis com veículos de sua classe.


Toda CNH tem prazo de validade. E foi esse prazo que teve uma mudança feita a partir da data mencionada acima. Então, se você está tomando ou renovando sua CNH, fique atento para os novos vencimentos do seu documento.


Prazo de vencimento:

Cada faixa etária tem um número de anos para a maturidade.


  • Motoristas com menos de 50 anos: os documentos precisam ser atualizados a cada dez anos;
  • Motoristas de 50 a 70 anos: os documentos precisam ser atualizados a cada cinco anos;
  • Motoristas com mais de 70 anos: a documentação precisa ser atualizada a cada três anos.

Novo documento

O novo documento tem algumas mudanças que seguem normas internacionais e garante a identificação em português, francês e inglês. Além disso, a CNH agora tem as cores verde e amarelo, diferente da atual. O novo modelo tem a versão digital e impressa, sendo válida em ambos os casos.


Abaixo estão as outras alterações no novo documento:


  • Uma tabela com os contornos do veículo que a pessoa pode dirigir;
  • Informações médicas e profissionais;
  • A letra P indicando que a licença é uma carteira de motorista provisória ou D indicando uma licença definitiva;
  • Dispositivos de segurança para evitar falsificações como hologramas, tintas leves e tintas que só podem ser vistas com luz UV.

Outra mudança é a foto e a assinatura do motorista estar do mesmo lado do documento, além de um QR Code para identificação do documento em sua forma digital.


É assim que a próxima CNH estará em seu modelo atualizado.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem