Saiba detalhes de quem será beneficiado pelo Saque triplo do PIS/PASEP agora em 2022.

Imagem: Reprodução/Google

O depósito do abono salarial do PIS/Pasep do calendário de 2022 foi encerrado em 31 de março de 2022 pela Caixa Econômica Federal. Entre 8 de fevereiro e o último dia do mês passado, mais de 24 milhões de trabalhadores recebem o valor de R$ 1.212, referente ao abono salarial para o ano-base de 2020.


No entanto, esta não é a única aquisição liberada pelo banco este ano. Muitos brasileiros ainda podem regar parte do dinheiro "esquecido" relacionado ao abono salarial de calendários anteriores. Veja a lista de saídas disponíveis do PIS/Pasep em 2022.


O Pis/Pasep 2020 ainda está disponível?


Cerca de 478 mil brasileiros ainda podem sacar o abono salarial, PIS/Pasep pago em 2022. A liberação do benefício foi entre fevereiro e março, para 24,3 milhões de brasileiros, que trabalharam com carteira durante o ano-base 2020.


Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência Social, mais de 125 milhões de trabalhadores da rede privada ainda não realizaram o pagamento do abono salarial do PIS. E o Pasep, pago pelo Banco do Brasil para servidores públicos, cerca de 353 mil servidores ainda não fizeram o saque.


Para ambos os grupos o prazo para o benefício é 29 de dezembro de 2022. O direito de receber o abono salarial para os trabalhadores que trabalharam pelo menos 30 dias com carteira assinada durante o ano-base 2020.


O formato original é que o abono foi pago entre junho do ano passado e o primeiro semestre deste ano, mas o calendário foi adiado pelo Governo Federal. Para saber se tem direito a receber o abono salarial, basta fazer uma consulta ao seu CPF, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.


E além de ter trabalhado pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano-base, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos e ter recebido renumeração de até dois salários mínimos. E também ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).


O Pis/Pasep 2019 ainda está disponível?


Isso é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, o segundo caixa do Abono Salarial PIS/Pasep referente ao abono salarial para quem trabalhou com carteira assinada em 2019.


Em 2022, cerca de 320 mil trabalhadores poderão solicitar o abono do Pis/Pasep "esquecido", ou seja, o dinheiro que não foi sacado no calendário que se passou entre 2020 e 2021.


Para que o cidadão tenha direito ao abono salarial de 2019, as regras são exatamente as mesmas que já mencionamos acima, ou seja, uma carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano seguinte, estar cadastrado por pelo menos cinco anos no Pis/Pasep e ter tido uma renumeração média de até dois salários mínimos.


Os brasileiros que trabalharam pelo menos 30 dias nos dois calendários base, ou seja, 2019 e 2020, são as pessoas que poderão pagar duas vezes.


Para fazer o pedido de abono salarial deve ser feito pelo próprio trabalhador por recurso administrativo apresentado por e-mail ou em superintendência do Ministério do Trabalho. De acordo com a Dataprev, o prazo para fazer a solicitação, vai até 31 de maio.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem