Prefeitura inicia projeto de testagem da covid-19 nas escolas públicas

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Cruz das Almas


Nesta terça-feira (26), a Prefeitura municipal de Cruz das Almas, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, iniciou o projeto Partiu #Testagem nas Escolas para identificar, monitorar e isolar possíveis casos de covid-19 na comunidade escolar. A iniciativa é realizada em parceria com a Sesab e está prevista no plano de contingência do coronavírus na fase 100% presencial.


De acordo com a Secretaria de Saúde, o estudo será feito em uma escola por semana, abrangendo de 10% a 20% da comunidade escolar. O teste visa monitorar a taxa de contaminação do covid-19. Esse controle é importante para garantir um ambiente seguro para os alunos, trazendo tranquilidade para a população, afirma a titular da pasta, Kaliane Ferreira.


O partiu #Testagem nas Escolas realiza testes rápidos em funcionários e alunos da rede pública municipal e estadual que são assintomáticos e participam das atividades na escola. As provas começaram no Colégio Municipal Virgílio Sena, onde foram realizadas 30 provas em colaboradores e alunos com termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis. Não houve registro de casos positivos nas amostras coletadas.


Realizado por meio da Vigilância Epidemiológica (VIEP) do município, o projeto fornece dados que permitem avaliar a eficácia dos protocolos de saúde. Em cerca de 15 minutos o resultado está pronto. Em casos positivos, a orientação é cumprir as medidas de isolamento e monitoramento dos sintomas, explica a coordenadora do VIEP, Jucélia Correia

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem