Anteriormente, vale ressaltar que os motoristas não precisarão substituir o documento imediatamente. O processo ocorrerá gradualmente para a emissão de novos documentos, segunda via e renovação da CNH.
Mudanças na CNH
Entre as mudanças no novo documento, haverá mudanças nas cores, que serão predominantemente amarelas e verdes, além de trazer novas informações para aproximá-lo de um modelo mais internacional.
A nova CNH também terá a indicação de novas letras para as categorias e para caracterizar o documento, sendo a letra P para a Carteira de Habilitação, e a letra D, para motoristas com o documento definitivo.
A pasta também terá a sigla BR no lugar do estado emissor. Além disso, o documento pode ser impresso em português, inglês e francês, para permitir o uso do documento por motoristas de outros países.
Novas categorias
Desde que as mudanças foram divulgadas, a que mais chama a atenção dos motoristas é a classificação de veículos CNH em 14 categorias diferentes. Na parte de trás do documento haverá pequenos desenhos simbolizando os tipos de veículos que o motorista pode dirigir, as letras e a combinação seguida do número 1.
A intenção é que a classificação tenha um padrão europeu, que haja uma divisão para motoristas de pessoas e cargas. Nesse sentido, a letra D será para transporte de passageiros, C para transporte de carga e E para articulação. Desta forma, quando combinadas, essas letras determinam quais tipos de veículo o motorista pode dirigir.
Postar um comentário