Nova carteira de identidade já pode ser emitida e será obrigatória para todo o país; Veja como emitir a sua

Imagem: Reprodução/Google

O novo cartão de identificação agora tem um único número de identificação. Agora é para o número da Previdência Social. Anteriormente, cada brasileiro poderia ter até 27 números de RG. Ou seja, um para cada estado. Com as alterações, veja quando você precisa solicitar o novo documento.


Segundo o governo federal, o atual modelo de RG não existirá mais. Agora o documento agora tem um código de barras, que trará mais segurança na verificação da autenticidade através do QR Code.

Novo cartão de identificação


Os brasileiros terão o documento em dois formatos: físico e digital. Os Estados podem emitir o novo cartão de identificação desde 1º de março.


Apesar disso, os institutos responsáveis pela emissão têm até o próximo ano para se adequar. Outro detalhe é que o cidadão não precisa correr para ter o novo documento.


O ID atual continuará sendo válido. O governo autorizou o uso por um período de 10 anos, para menores de 60 anos. Para cidadãos mais velhos do que isso, o ID atual não expirará.


Aos poucos, o número do RG deixará de existir, já que os novos documentos já virão com o cadastro unificado pelo CPF. Assim, independentemente do estado emissor da segunda rota, o número será o mesmo.


Veja como o RG atual é válido:


  • Crianças de 0 a 12 anos - O L atual ainda terá validade de 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos - O L atual ainda será válido por 10 anos;
  • Idosos acima de 60 anos - O L atual será válido indefinidamente.

Assim, a nova carteira de identidade brasileira só se tornará obrigatória a partir de 2032, quando expirado o documento de todos os adultos com prazo de 10 anos. Quando chegar a hora, a licença será emitida pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem