Juntos salvamos vidas: SMTT inicia campanha do Maio Amarelo para segurança no trânsito

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Cruz das Almas


A alta taxa de acidentes de trânsito com mortes e feridos é uma preocupação das autoridades em todo o mundo. Com o objetivo de chamar a atenção para o problema e conscientizar a sociedade, a Prefeitura municipal de Cruz das Almas, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou as atividades do Movimento Maio Amarelo nesta segunda-feira (09).


Com o tema Juntos Salvamos Vidas, a campanha é uma ação coordenada entre o Governo e a comunidade para colocar na pauta o tema segurança viária. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), em média, cerca de 3.000 vidas são perdidas por dia em estradas e ruas. Em Cruz das Almas, as ocorrências têm aumentado, muitas vezes causadas por imprudência ou falta de cuidado dos motoristas de veículos automotores.


No ano passado, a SMTT registrou 154 acidentes de trânsito. Em abril de 2022 foram 19 ocorrências, o que corresponde a mais quatro registros em relação ao mesmo mês de 2021. Nossa preocupação é proteger a vida. Muitas tragédias podem ser evitadas com atitudes responsáveis, como o uso de cintos de segurança e capacetes e o respeito às leis de trânsito, disse o superintendente Carlos Eduardo.


Considerando o número total de feridos no município que necessitaram de atendimento médico no local, os dados são ainda mais preocupantes. Segundo levantamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cruz das Almas, 256 vítimas foram atendidas pelos socorristas em 2021 devido a acidentes de trânsito envolvendo carros, motocicletas ou outros veículos.


Programação


Com o objetivo de envolver motoristas, motociclistas, pedestres e diversos segmentos, a programação planejada pela SMTT começou com extensa panfletagem nos principais pontos da cidade, além da montagem de um estande temático na Praça Senador Temístocles. Na terça-feira (10), foi realizada uma blitz educativa na Praça da Bíblia, que também acontecerá em outros dias em locais de intenso fluxo. Nos próximos dias, extensas ações de ordem e conscientização são planejadas nas escolas.


Já no sábado (14), agentes de trânsito realizam traçar com adesivo reflexivo em veículos de trabalho, como vagões e carros de coleta de reciclagem. As ações continuam durante todo o mês e terminam com uma Simulação de Acidente de Trânsito na Praça Senador Temístocles no dia 28 de maio, com a participação das equipes de resgate.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem