INSS: Saiba se diabetes dá direito à aposentadoria por invalidez em 2022.

Imagem: Reprodução/Google

Diabetes é uma doença crônica, causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o uso da glicose como energia para o nosso corpo. Em casos mais graves e sem tratamento adequado, a doença pode causar danos a vários órgãos. É por isso que pessoas com diabetes podem pedir aposentadoria. Veja agora em quais casos.


Algumas dessas deteriorações são irreversíveis e podem causar grandes limitações aos pacientes. Um bom exemplo é quando o diabetes causa perda gradual de visão e até cegueira. Nessas situações, os diabéticos podem contar com o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Diabetes e o direito à aposentadoria


Como já dito, outros órgãos do corpo podem ser comprometidos pelo diabetes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é responsável por 70% das amputações de membros inferiores.


É por isso que, em muitos casos, pessoas com diabetes podem ter deficiências permanentes que lhes dão direito à aposentadoria por invalidez.


A liberação do benefício, claro, depende de uma perícia médica feita pelo INSS. Além dos casos de aposentadoria por invalidez, os trabalhadores também podem ter direito ao auxílio-doença ou auxílio-acidente.


Todos os casos devem ser avaliados individualmente. No caso do auxílio-doença, o trabalhador só tem direito ao benefício quando não puder trabalhar por mais de 15 dias consecutivos. E para isso também é necessário ter pelo menos 12 contribuições para o INSS.


Portanto, ao reivindicar o benefício ao município, seu caso será avaliado de acordo com as limitações causadas pela doença. Você quer um exemplo? Um motorista que perde a visão por diabetes pode receber aposentadoria por invalidez, pois não poderá voltar ao trabalho.


A solicitação do benefício pode ser feita pelo telefone 135, mas também através do site ou aplicativo do INSS. Por se trata de aposentadoria por invalidez, o interessado terá que passar pela perícia e também apresentar exames e laudos médicos que comprovem as limitações.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem