Consigo financiar carro com o nome negativado? Saiba mais

Imagem: Reprodução/Google



De acordo com o Mapa da Inadimplência, o estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa, cerca de 62,5 milhões de brasileiros estão inadimplentes no país. Quem está nessa situação encontra várias dificuldades no dia a dia, como financiar um carro e obter crédito.


O acesso a qualquer forma de crédito, seja financiamento, empréstimo ou até mesmo cartão de crédito torna-se mais difícil para quem tem o nome sujo. Isso levanta uma questão: até que ponto o negativo é um impedimento para quem quer financiar um carro?


Isso é o que vamos responder neste conteúdo. Continue lendo e descubra se você pode financiar o carro com nome negativo.


Afinal, é possível financiar um carro com o nome negativo?


Consumidores negativos podem ser negados a seu pedido ao solicitar financiamento de carro. Isso porque, para o mercado de crédito, o negativo indica que o requerente deixou de honrar com algum compromisso financeiro e, portanto, não é um bom pagador.


Em outras palavras, os consumidores correm maior risco de não conseguir pagar pelo financiamento. Portanto, é praticamente impossível ter o financiamento aprovado nessas condições.


No entanto, vale lembrar que, durante a análise de crédito, as instituições financeiras avaliam fatores que não são negativos para dar uma resposta ao requerente. Quando o consumidor tem um bom relacionamento com a empresa, a instituição ainda pode apresentar outras alternativas de crédito, como um empréstimo pessoal, por exemplo.


No entanto, é necessário estar atento às taxas praticadas nesses casos. Normalmente, as instituições financeiras superam o maior risco de contratos de financiamento aplicando taxas de juros mais altas, o que pode transformar a dívida em uma bola de neve em momentos mais complicados.


Outra forma é verificar se há possibilidade de obtenção de uma proposta indicando um fiador. O fiador é um terceiro que assume a responsabilidade pela dívida junto com você. Então, se você não pode pagar o financiamento, essa pessoa pode ser cobrada.


Como funciona o financiamento de carros?


Para financiar um carro, o tipo de crédito utilizado é o financiamento, no qual a instituição financeira libera um valor semelhante ao crédito para um propósito específico.


O financiamento é uma relação entre três partes: o requerente, o vendedor de carros – por exemplo, uma concessionária – e a instituição financeira.


Nessa relação, a instituição financeira paga ao vendedor que você pode receber o veículo imediatamente. Em seguida, você devolve o valor a tempo dentro do prazo acordado, com juros e correção, para a instituição financeira.


Para reduzir o risco nessa relação, a instituição financeira também inclui garantias no contrato de financiamento. Uma delas é a possibilidade de levar o carro, caso o pagamento do financiamento não seja feito nas condições previstas.


Além disso, outra forma de reduzir o risco é fazer uma análise de crédito ao consumidor antes de apresentar qualquer oferta de financiamento. Por essa razão, nem todos os consumidores recebem aprovação para esse tipo de crédito.


Qual é a importância de ter um nome limpo para financiar um carro?


Como já mencionamos, é possível recorrer a algumas alternativas para financiar o carro sendo negativo. No entanto, nossa recomendação é que você não siga esse caminho a menos que haja uma urgência muito grande para comprar ou trocar de carro no momento. É muito melhor estar com a vida financeira para fechar um financiamento.


Com o nome limpo, você recebe mais ofertas de financiamento e tem maior poder de barganha. Então você pode escolher uma proposta que é realmente vantajosa.


Não se esqueça, também, que o financiamento é um compromisso por alguns anos. Portanto, após a assinatura do contrato, você terá um compromisso sério a médio prazo.


Além disso, com o nome limpo, você não precisa contar com terceiros, seja no papel de fiador ou contratante de financiamento. Nesse tipo de situação, é muito mais seguro não envolver outras pessoas. Mesmo entre familiares e amigos, uma dívida compartilhada pode causar muitos conflitos.


Para completar, você não precisará recorrer a instituições que praticam taxas de juros mais altas. Com isso, você economizará a tempo para financiar o carro e obter o seu bem com menos esforço.


Tenha em mente que mesmo um financiamento com boas condições já aumenta muito o valor que você terá que pagar em relação ao preço do carro à vista. Com taxas mais altas, você inevitavelmente pagará muito mais do que o veículo realmente vale.


Por essas razões, não é a melhor ideia começar a procurar fundos enquanto você ainda está sob o nome sujo. Em vez disso, você deve começar resolvendo suas situações padrão. A boa notícia é que isso pode ser mais fácil do que você pensa.


Como o Serasa Clean Name pode me ajudar?


Para remover seu nome dos registros de proteção ao crédito antes de financiar carros, uma das soluções mais eficientes é o Serasa Clean Name, a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Com ele, você pode fechar negócios e pagar suas dívidas em apenas três minutos.


Após o cadastro, você deve acessar o Serasa Nome Limpo e consultar as dívidas negativas disponíveis para negociação. Em seguida, você avalia as ofertas disponíveis e fecha o negócio. Por fim, basta efetuar o pagamento e, no prazo de cinco dias úteis, as restrições ao seu CPF são retiradas.


Serasa Clean Name


O processo é seguro, 100% online e muito simples. E você ainda pode tornar tudo mais prático fazendo o pagamento com a Carteira Digital do Serasa, que permite pagar e parcelar boletos online.


E a possibilidade de limpar seu nome sem sair de casa não é a única vantagem da plataforma. Nas negociações, ainda é possível obter contratos com desconto de até 90% em relação ao valor total da dívida. Com isso, pagar dívidas torna-se muito mais viável para colocar sua vida financeira de volta aos trilhos.


Neste artigo, você viu que é possível financiar carro com o nome negativo. No entanto, esta não é a melhor opção. Pelo contrário, será melhor para suas finanças resolver o negativo antes de buscar o financiamento

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem