Confira as 6 Dicas do que comer bem sem engordar (sem passar fome) Confira!

Imagem: Reprodução/Google

Para comer de forma saudável, sem engordar e sem passar fome, é importante priorizar o consumo de refeições simples, como assados, grelhados e ensopados. Também é importante incluir pelo menos um lote de legumes para almoço e jantar, e pelo menos 3 seções de frutas, distribuídas ao longo do dia.


Além disso, também é recomendado evitar molhos, como molho branco ou rosé, e frituras como batatas fritas e empanados, pois esses alimentos contêm muita gordura, que aumentam as calorias da dieta e podem engordar.


Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas para evitar engordar:


1. Como escolher as principais refeições


As principais refeições devem conter os seguintes grupos alimentares:


  • Proteínas com baixo teor de gordura, como peixe, frango, ovos, tofu e peru;
  • Grãos integrais, como arroz integral, massa integral, quinoa ou milho;
  • Leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico ou soja;
  • Vegetais como alface, rúcula, acelga, chicória e agrião;
  • Gorduras saudáveis, com moderação, como azeite de oliva, sementes de abóbora, gergelim ou chia;
  • Vegetais como tomate, cebola, abóbora, pepino, jiló e quiabo.

Também é importante evitar o uso de molhos de alta caloria, como maionese, molho rosé, molhos prontos industrializados. Além disso, alimentos fritos como empanados, batatas fritas, nuggets e lanches também devem ser evitados porque contêm gorduras que aumentam as calorias na dieta e podem causar ganho de peso.


2. Molhos mais saudáveis


As melhores opções de molhos saudáveis são naturais, como molho de tomate caseiro, vinagrete e molho de pimenta, pois são ricos em vitaminas antioxidantes e adicionam poucas calorias às refeições.


Recomenda-se evitar molhos feitos com creme de leite, maionese, ketchup e queijos.


3. Qual é a melhor bebida


A melhor bebida é a água, pois ajudará a encher o estômago e satisfazer o desejo de beber outras bebidas mais calóricas, como refrigerantes e bebidas alcoólicas. Outras opções saudáveis são sucos e chás gelados sem açúcar.


Deve-se também preferir as versões naturais e caseiras de sucos e chás, pois produtos industrializados, caixa ou garrafa, geralmente contêm açúcar ou adoçantes que podem engordar.


4. Sobremesa saudável


A sobremesa mais saudável são as frutas, de preferências frescas. Além de ter um sabor doce, as frutas hidratam e fornecem vitaminas e minerais que ajudam na digestão e contribuem para o bom funcionamento do corpo.


No entanto, se o desejo por doces é muito forte, uma boa dica é compartilhar a sobremesa doce com alguém.


5. Como configurar café da manhã e lanches


Ao montar os lanches, recomenda-se preferir frutas naturais ou saladas de frutas e iogurte natural com sementes como chia e linhaça. Se você ainda está com fome, pão integral com queijo branco é uma ótima escolha para completar a refeição. Veja outras opções para café da manhã e lanches saudáveis.


6. Não supere isso ao comer fora de casa


Algumas dicas para não exagerar ao comer fora são:


  • Evitar comer comida não gosta disso.
  • Se você não gosta de salsicha, por exemplo, não coloque essa comida no prato só porque você está bem ou porque alguém disse que a salsicha naquele lugar é maravilhosa;
  • Evite as bordas de pizza recheadas, pois os recheios extras aumentam as calorias da pizza;
  • Evite opções fritas como batatas fritas, Filadélfia Quente, nuggets e outros empanados;
  • Evite bebidas calóricas como refrigerantes, vinho, cerveja e espumantes.

Também é importante evitar refeições prontas e industrializadas, como lasanha, molhos empanados, prontos, temperos prontos, pois são ricos em calorias que promovem o ganho de peso.


Aqui estão algumas sugestões para não engordar durante a viagem:





Fonte Tua Saúde

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