Atenção motoristas! Novas multas de trânsito já estão valendo: conheça as 3 atualizações feita pelo (CTB)

Imagem: Reprodução/Google

Ao ter a CNH - Carteira Nacional de Habilitação - em mãos, é dever dos motoristas estar sempre atentos às leis de trânsito. Isso porque, à medida que o Código de Trânsito Brasileiro muda, novas medidas estão sendo implementadas.


Recentemente, novas medidas foram implementadas e, embora muitas pessoas estejam comentando, ainda há motoristas que não estão no interior. Então, para que você, motorista, não seja afetado por nenhuma penalidade, confira todas as novas leis de trânsito que já são válidas:


As novas Leis de Trânsito


De acordo com as novas mudanças previstas no Código de Trânsito Brasileiro, a partir de agora, as multas aplicadas aos veículos de carga têm uma flexibilidade, já que agora o fabricante deve apresentar o limite de peso por eixo.


No entanto, se a determinação não for cumprida, a inflação somará até quatro pontos na carteira de motorista, além disso, será cobrada multa de 130 reais e 16 centavos, mais o valor adicional do excesso de peso.


Portanto, o indicado é que o motorista verifique todo o peso de sua carga antes de pegar a estrada, e certifique-se de que está de acordo com o valor permitido no Código de Trânsito Brasileiro.


Outra implementação importante diz respeito a casos de não identificação do motorista. Neste caso, o valor da multa será cobrado em dobro.


Embora pareça errado, isso é pertinente, uma vez que a identificação do motorista é um processo obrigatório no registro de veículos de uma pessoa jurídica e, caso contrário, a penalidade pode ser ainda maior.


Efeito suspensivo


Além dessas alterações mencionadas acima, ainda há mudanças relacionadas ao efeito suspensivo. A partir de agora, enquanto um processo administrativo estiver em andamento, o motorista não poderá ter sua carteira de habilitação bloqueada.


Isso significa que a suspensão do direito de dirigir só será possível quando o processo estiver totalmente concluído, no entanto, vale ressaltar que isso não se aplica a casos de impeachment documental.


Pontuação e renovação da CNH


Por fim, vale ressaltar que a CNH também sofreu algumas mudanças. A partir de agora, há novos prazos para a renovação do documento, e maior flexibilidade em relação aos pontos acumulados na carteira de motorista.


Imagem: Reprodução/Concursos brasil


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem