Atenção motoristas! CNH terá alterações nas categorias e classificações; Confira detalhes de como vai ficar.

Imagem: Reprodução/Google

As mudanças consistem nas cores do documento, predominantemente verde e amarelo, em um novo quadro que indicará os códigos de todos os tipos de veículos e também quais modelos o motorista pode dirigir.


Os cidadãos que tirarem a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou renovarem o documento após o mês de junho deste ano terão uma surpresa. Isso porque, conforme publicado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) no final de 2021, a CNH ganhou um novo modelo que estará disponível a partir da data mencionada.


As mudanças consistem nas cores do documento, predominantemente verde e amarelo, em um novo quadro que indicará os códigos de todos os tipos de veículos e também quais modelos o motorista pode dirigir. A intenção é deixar a licença com um modelo mais próximo dos padrões internacionais.


Mudanças na CNH


A partir das mudanças estabelecidas no final do ano passado, os veículos serão divididos por categoria, com um total de 14 combinações incorporadas nas letras (A, B, C, D e E) e o número 1. Neste caso, todas as categorias serão atualizadas e disponíveis a partir deste ano.


Para fins de esclarecimento, a atual categoria B será expandida para B1 e C1. As novas classificações serão destinadas aos motoristas que conduzirão veículos motorizados de 4 rodas (capacidade de 8 passageiros), e não é possível exceder o peso bruto de 3.500 kg.


Em relação às motos, elas estarão na categoria A1. Neste caso, é possível ter novas categorias, definidas como tamanho ou deslocamento. Vale ressaltar que a resolução não traz mudanças nas regras relativas à primeira qualificação, renovação ou adição de uma nova categoria.


Vale ressaltar que a nova CNH terá um QR Code que será válido para validação e armazenamento de informações do motorista, incluindo sua foto. No entanto, enquanto junho não chega, as seguintes categorias ainda valem:




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem