Açúcar orgânico mais saudável que existe? Descubra qual tipos são os melhores para sua saúde.

 

Imagem: Reprodução/Google

A preocupação com o consumo de açúcar nos últimos anos tem aumentado, principalmente devido ao aumento do consumo, e ao surgimento de doenças relacionadas, como problemas cardiovasculares, diabetes e obesidade.


Embora tenhamos vários tipos de açúcares no mercado, o mais consumido ainda é o açúcar refinado, que por sua vez está associado a grandes problemas de saúde. Portanto, diante de tanta variedade, conhecer cada um deles é importante decidir qual opção é melhor para o consumo.


As principais diferenças entre açúcar e adoçante


Grande parte do açúcar encontrado nas gôndolas de supermercado é açúcar branco produzido a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba. Além desses, encontramos outros tipos que são chamados de adoçantes.


Adoçantes são produtos artificiais e sintéticos produzidos a partir de uma variedade de matérias-primas, os mais conhecidos são:


  • Sacarina
  • Sucralose
  • Acesulfame K
  • Aspartame

Vale ressaltar que o aspartame é um tipo de açúcar que tem quase zero calorias, sendo o mais consumido por pessoas com diabetes e sobrepeso. Até alguns médicos alertam para os riscos do consumo excessivo, devido à relação entre aspartame e doenças como o câncer. 


Que tipo de açúcar é o mais saudável?


Para responder a essa pergunta, temos que analisar o que as autoridades de saúde dizem. Uma publicação feita pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que de todas as variedades de açúcar existentes, as mais saudáveis são o açúcar mascavo e o demerara.


Isso porque seu processo de fabricação envolve menos processamento. No entanto, açúcar refinado, confeiteiro e tipo de cristal, as autoridades informam que causam mais doenças de saúde devido ao processo de fabricação no qual os produtos químicos são adicionados.


Para os cientistas, o melhor tipo de açúcar é o tipo orgânico, pois conserva todos os nutrientes e não há adição de produtos agrícolas.  O açúcar derivado de substâncias retiradas de flores de coqueiro também é uma alternativa saudável, pois não passa pelo processo químico, sendo rico em vitaminas do complexo B.


No entanto, o açúcar leve, embora pareça saudável, deve ser consumido com moderação, pois é uma mistura feita de açúcar refinado com adoçantes artificiais, portanto, representam riscos à saúde.


Açúcares naturais são bons para a saúde?


O açúcar extraído da planta Stevia rebaudiana, segundo estudos, está relacionado a melhorias no tratamento de alguns problemas de saúde, como a hipertensão, por exemplo. Mas, ainda é necessário mais pesquisas científicas, pois há estudos que indicam danos à microbiota intestinal. 


O eritritol, um tipo de adoçante conhecido como álcool açucarado, não tem relação com o aumento da glicemia, segundo estudos, não afeta níveis de gordura como colesterol e triglicérides, portanto, é um tipo de açúcar benéfico para o consumo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem