A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sofreu algumas alterações após a implementação da nova Lei de Trânsito; Veja o que mudou

Imagem: Reprodução/Google

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por algumas mudanças após a implantação da nova Lei de Trânsito, como novos prazos para renovação do documento e um novo procedimento de emissão.


Além disso, um novo modelo deve entrar em vigor a partir do próximo mês. Aqui estão as principais mudanças que já estão em vigor ou serão válidas em 2022.


Emissão de CNH


Para retirar a CNH o cidadão deve seguir os critérios estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), sendo eles:


  • Ter 18 anos ou mais;
  • Possuem documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência;
  • Saber ler e escrever;
  • Passe nos exames que garantam a emissão, como o condicionamento psicológico, físico e mental.

Quanto ao procedimento de retirada do documento, é necessário ter aulas teóricas e práticas, além de pagar algumas taxas, como a Carteira de Aprendizagem de Condução veicular. Todo o processo deve durar no máximo 12 meses.


Pontuação da CNH


Agora, os motoristas poderão alcançar até 40 pontos na carteira de motorista e continuar dirigindo. No entanto, você deve seguir as regras rigidamente para que você não tenha o documento suspenso.


De acordo com a reformulação do Código:


  • 20 pontos: Os motoristas que tiverem duas infrações gravíssimas terão a CNH suspensa ao atingir 20 pontos;
  • 30 pontos: Os motoristas que tiverem apenas uma infração grave terão a CNH suspensa ao atingir 30 pontos;
  • 40 pontos: Os motoristas que não tiverem infrações graves podem acumular até 40 pontos para ter sua CNH suspensa.


A punição pode variar se acontecer novamente em 2 a 8 meses, ou de 8 a 12 meses para que o documento seja suspenso.


Validade da CNH

Os novos termos de validade da Carteira Nacional de Habilitação só são válidos para documentos emitidos ou renovados a partir de abril de 2021. Caso contrário, é necessário que o período estabelecido por anteriormente termine para que o motorista faça um novo documento seguindo os novos critérios.


Em geral, confira as novas condições de validade da CNH:


  • CNH com 10 anos de validade: destinada a motoristas de até 50 anos de idade renovarão sua CNH somente a cada 10 anos;
  • CNH com 5 anos de validade: voltada para motoristas entre 50 e 70 anos precisará renovar sua CNH a cada 5 anos;
  • CNH com 3 anos de validade: para motoristas com mais de 70 anos precisará renovar sua CNH a cada 3 anos.

CNH com Design novo


A nova CNH manterá o QR Code na parte de trás e os dados do motorista. No entanto, haverá desenhos dos veículos que o motorista pode dirigir. Quem tiver a permissão terá a letra "P" registrada no documento, enquanto quem tiver a versão final estará com o "D".


Além disso, o novo modelo tem algumas reformulações de acordo com as regras internacionais. Nesse caso, a CNH utilizará normas que são aceitas em quase todo o mundo, não se limitando às rotas nacionais. O motorista ainda poderá escolher apenas a Carteira de Trânsito Digital.


Tamanho da CNH

As novas mudanças permitem que o motorista dirija sem estar mirando na CNH. No entanto, o acesso à CNH digital deve ser garantido. Assim, se abordado, será possível comprovar a regularidade da condição de habilitação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem