Ovo cozido engorda ou emagrece? Conheça os benefícios desse alimento.

Imagem: Reprodução/Google


Ovo é o alimento que cumpre o maior número de funções na culinária e, não é à toa que é considerado o alimento mais versátil do mundo. Muitas pessoas adoram usá-lo na dieta low carb, ou dar bolos ligainto e até mesmo como uma opção saudável para o café da manhã. No entanto, é um alimento que ainda causa dúvidas, engorda ou perde peso?


A história de que o ovo é ruim para a saúde

Por muito tempo, acreditava-se que a gema de ovo era uma rica fonte de colesterol ruim. No entanto, estudos comprovaram que o colesterol presente na gema tem baixos riscos de prejudicar a saúde.


O ovo é composto de vitaminas importantes para a manutenção e funcionamento do corpo. Nele encontramos boas fontes de vitamina A, D, E, do complexo B, além de sais minerais como ferro, zinco, selênio e fósforo. Esses elementos são essenciais para crianças que estão em processo de crescimento.


Ainda podemos mencionar que, por conter uma boa fonte de proteína, é o alimento preferido dos atletas que desejam sua massa muscular.


Mas no final do dia, comer ovo engorda ou perder peso?

A ingestão de ovos pode ser feita diariamente, sem riscos que representem a saúde, pelo menos é o que dizem os especialistas.


Mas como todo alimento que contém calorias, se consumido em excesso pode ganhar peso. No caso específico do ovo, o recomendado é o consumo de 1 a 2 unidades por dia. O importante é esclarecer que o que causa ganho de peso é o consumo de altas quantidades de alimentos com muitas calorias, juntamente com uma rotina de baixo gasto calórico.


Além disso, a forma em que é consumida também pode interferir no resultado do equilíbrio. Por exemplo, alimentos cozidos são ideais para manter suas propriedades frescas. Na forma frita, para adicionar gorduras, merece atenção, pois aumenta suas calorias. 


Não devemos esquecer que o sódio é outro suplemento que precisa ser moderado, pois o excesso pode aumentar as chances de problemas de pressão. Mas se você precisa de mais informações sobre o que pode ser adicionado ou retirado em sua dieta, recomendamos consultar um especialista em saúde.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem