O que pode ser a cor da urina (escura, amarela, branca, laranja) Veja o sinal de alerta para sua saúde

Imagem: Reprodução/Google


 A cor da urina pode ser alterada devido à ingestão de certos alimentos ou medicamentos e, portanto, na maioria dos casos não é um sinal de alerta. No entanto, a mudança de cor também pode indicar alguns problemas de saúde, como infecção do trato urinário, pedra nos rins ou inflamação hepática.


A cor normal da urina é amarelo claro, e é indicativo de que a pessoa está devidamente hidratada e que o nível de hidratação é suficiente para promover a eliminação adequada de toxinas. No entanto, nos casos em que a urina tem uma cor mais escura ou outra cor que não seja amarela e transparente e seja acompanhada de outros sintomas como urina com cheiro forte, queimadura ao urinar ou dor abdominal, por exemplo, é importante que o médico seja consultado. Veja o que pode estar deixando a urina escura e cheirando forte. 


Se a cor da urina permanecer alterada por mais de 3 dias, recomenda-se consultar o clínico geral, urologista ou ginecologista para fazer uma avaliação dos possíveis sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de ser recomendado a realização do teste de urina para identificar a causa da mudança de cor.



1. Urina transparente

Urina transparente é geralmente um indicativo de que a pessoa está bebendo excesso de água, de modo que a urina fica muito diluída.


O que fazer: geralmente não é necessário realizar qualquer tipo de tratamento, mas o médico pode indicar que a pessoa bebe um pouco menos de água durante o dia, já que é comum que nesses casos a pessoa deseja ir ao banheiro com muita frequência.


2. Urina amarela escura

A urina amarela escura é uma das mudanças mais comuns e geralmente é um sinal de desidratação devido à baixa ingestão de água. No entanto, quando a urina escura permanece por muito tempo, pode ser um sinal de problemas hepáticos que causam acúmulo de bilirrubina, deixando a urina com um formigamento quase marrom.


O que fazer: Nesses casos recomenda-se aumentar a ingestão diária de água e, se ela for mantida por mais de 3 dias, é importante consultar um clínico geral.


3. Urina laranja

A urina de laranja pode surgir devido ao excesso de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão ou abóbora, ou de medicamentos como Fenazopyriin ou Rifampicina. Além disso, a cor laranja também pode acontecer no caso de doenças no fígado e nos ductos biliares, especialmente quando acompanhadas por fezes brancas ou leves. A desidratação também pode fazer com que a urina seja laranja.


O que fazer: você deve evitar ingerir alimentos ricos em betacaroteno demais. No entanto, se a mudança for mantida ou você estiver sendo tratado com os remédios indicados acima, é aconselhável consultar o clínico geral para iniciar o tratamento adequado. Veja uma lista mais completa de alimentos que você deve evitar.


4. Urina vermelha ou rosa

A coloração vermelha ou rosa geralmente é causada pela presença de sangue na urina e, portanto, pode ser um sinal de infecção urinária, problemas renais ou renais, crescimento da próstata, tumores, cistos renais ou pessoas que vão caminhar ou correr muito, e também podem ser acompanhados por outros sintomas, como dor ao urinar ou febre.


No entanto, a cor vermelha também pode ser causada pelo consumo de alimentos avermelhados, como beterraba ou produtos com corante vermelho. Saiba mais sobre quando realmente é sangue na urina e o que fazer.


Alguns medicamentos também podem deixar urina vermelha ou rosa, como no caso da Rifampicina e Fenazopyriline.


O que fazer: Se os alimentos avermelhados foram ingeridos, você deve evitar comer esses alimentos para avaliar se a urina está voltando ao normal. Em outros casos recomenda-se consultar um clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.


Caso seja causado pelo uso de medicamentos, o orientado é comunicar ao médico que prescreveu a medicação para que a possibilidade de alteração da droga possa ser avaliada.


5. Urina roxa

A urina roxa é uma mudança que só surge em alguns pacientes com tubo de bexiga devido à transformação de alguns pigmentos pelas bactérias encontradas no tubo da sonda. Veja como evitar essa mudança e cuidar adequadamente da sonda.


Há também uma condição rara chamada Síndrome da Bolsa de Urina Roxa, que é mais comum em mulheres mais velhas que têm um cateter de bexiga permanente ou de longo prazo, por exemplo.


O que fazer: Nesses casos é recomendável consultar o clínico geral ou um urologista, pois pode ser necessário iniciar o tratamento com antibióticos.


6. Urina azul

A urina azul é geralmente causada por corantes azuis ou pelo uso de contraste azul de metileno amplamente utilizado em tomografias, cirurgias hepáticas como prec ou remédios como Sepurin, por exemplo.


Além disso, pode ser causada por alguns outros remédios como Amitriptilina, Indomethacina e Sildenafil, que é comercializado sob o nome Viagra.


O que fazer: é uma mudança normal de urina que geralmente desaparece cerca de 24 horas após o uso do contraste.


7. Urina verde

A urina verde não é uma situação grave, sendo causada principalmente pela ingestão de alimentos, corantes artificiais, medicamentos como amitriptilina, ou pelo uso de contraste em alguns testes diagnósticos. Saiba mais sobre as causas da urina verde.


Algumas infecções, como as causadas por Pseudomonas, e a presença de fístula da bexiga no intestino, em que a bile é liberada, também podem deixar a urina verde.


O que fazer: descarte alimentos ou produtos muito verdes que possam conter corante alimentar dos alimentos. No entanto, se o problema continuar por mais de 2 dias, é aconselhável ir ao clínico geral para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.


8. Urina marrom

Urina marrom, ou muito escura, geralmente é um sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas hepáticos, como hepatite ou cirrose, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos como Metildopa ou Argirol podem escurecer a urina. Verifique quando a urina escura pode ser severa.


Da mesma forma, o excesso de alimentos também pode deixar a urina escura, como é o caso do feijão fava, por exemplo.


O que fazer: Nesses casos recomenda-se aumentar a ingestão de água e, se a mudança for mantida, consulte um urologista ou clínico geral para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.


Caso seja causado por alimentos ou medicamentos, é aconselhável consultar o médico para mudar o tratamento ou o nutricionista para fazer uma mudança na dieta.


9. Urina branca

A urina branca, também conhecida como albuminúria, pode ser causada pela presença de infecção urinária grave, geralmente acompanhada de queimaduras ao urinar e febre. Além disso, a urina esbranquiçada também pode ser causada por uma fístula linfática que surge especialmente em casos de neoplasia ou trauma abdominal.


O que fazer: É aconselhável consultar um clínico geral para fazer um teste de urina e identificar o problema para iniciar o tratamento adequado.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem