O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) lançou Novas regras: Confira com quantos pontos a CNH é suspensa

Imagem: Reprodução/Google

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) alterou e trouxe atualização em abril de 2021. A Lei que rege as normas de trânsito foi criada em 1997, mas vem passando por algumas mudanças. Originalmente, o limite de pontos de infração para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) era de 20. No entanto, o novo CTB estabeleceu novos níveis de pontuação, além de outras mudanças. Saiba quantos pontos a CNH está suspensa de acordo com as novas normas.


Com quantos pontos a CNH está suspensa?


Para entender quantos pontos a CNH está suspensa é necessário lembrar que existem quatro níveis de infrações de trânsito. O motorista pode receber uma multa leve, média, grave ou muito grave. Cada um parte de uma série de pontos sobre o e-enablement, que foram anteriormente somados em 20.


Com o novo CTB, o limite aumentou para 40. Cada multa é debilzbilável:


  • 3 pontos - infração menor;
  • 4 pontos - infração média;
  • 5 pontos - infração grave;
  • 6 pontos - infração gravíssima.

Ao atingir o limite de 40 pontos, a CNH é suspensa e o motorista precisa enfrentar um processo de reciclagem para recuperar o direito de entrar. No entanto, a conta para atingir o limite não é linear e varia de acordo com a gravidade da multa.


Como funciona como novas regras para suspensão da CNH:


Agora, o direito de dirigir é suspenso quando:


  • O motorista chega a 20 pontos, com duas ou mais infrações gravíssimas;
  • 30 pontos, com uma infração gravíssima;
  • 40 pontos, sem qualquer infração grave ou se você se envolver em uma atividade remunerada.

Veja quantos você tem na CNH online

Você pode ver todos os dados referentes à CNH do motorista no site do Detran de seu estado. Em uma área específica, o motorista pode acompanhar o andamento dos processos, incluindo a suspensão. Geralmente, é possível acessar como informações com dados da CNH ou CPF, além do RENAVAM do veículo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem