IPVA 2022: Veja a nova lista que traz 40 carros que não precisam pagar o imposto em 2022.

Imagem: Reprodução/Google

É fato que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos impostos que mais incomoda os brasileiros. Além de ser cobrado todos os anos, ele muda de acordo com o valor venal do veículo no ano anterior. Com o aumento do preço dos carros, muitos brasileiros precisam desembolsar um pouco mais para pagá-lo em 2022.


No entanto, o fato é que há um grupo de motoristas que recebem a isenção total deste tributo e não têm mais que se preocupar com isso. Tudo dependerá do tempo de fabricação do veículo. Esse tempo muda dependendo do estado em que reside o proprietário do imóvel. Confira abaixo!


Isenção do IPVA 2022 segundo estado

Abaixo está a lista de alguns estados que isentam seus proprietários da coleta do IPVA com base na data de fabricação do veículo. Em suma, os períodos adotados variam de 10, 15 e 20 anos.


  • O veículo recebe isenção de 10 anos de fabricação: Acre, Rio Grande do Norte e Roraima.
  • O veículo recebe isenção de 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
  • O veículo recebe isenção de 20 anos de fabricação: Alagoas, Paraná Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em Santa Catarina, a isenção é aplicada aos veículos fabricados antes de 1985.

No caso de Minas Gerais, por exemplo, mesmo que antigos, os veículos não recebem a isenção do IPVA, apenas uma redução gradual.

Além deles, pessoas com deficiência (PcDs), igrejas, entidades sem fins lucrativos, taxistas e veículos oficiais do governo, por exemplo, também podem solicitar isenção do imposto.


Lista dos 40 modelos de carros que estão isentos de IPVA este ano


Confira abaixo uma lista de 40 veículos totalmente isentos de pagar o imposto, ou seja, com direito a IPVA gratuito:


Imagem: Reprodução/Google


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem