Confira Qual o valor da multa para condutor que dirige com a CNH vencida.

Imagem: Reprodução/Google

Desde março de 2020, quando o Detrans de todo o Brasil interrompeu seus serviços devido à pandemia, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) havia sido suspensa. No entanto, novas datas de renovação foram liberadas e muitas pessoas estão caminhando com o documento expirado mesmo após esse prazo ser prorrogado.


E, afinal, qual é o valor da multa para quem dirige com a CNH vencida?


Primeiro é importante dizer que: o motorista pode andar por 30 dias com a licença vencida. Após esse prazo, quem dirigir com a CNH vencida cometerá uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos no documento.


Isso se aplica a qualquer situação de expiração do documento, inclusive para prazos estendidos por causa da pandemia. Se por acaso seu documento ganhou mais um ano de validade, você tem até um ano e um mês para renová-lo.


Lembrando que, de acordo com a nova lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a pontuação máxima de 40 pontos só pode ser alcançada por motoristas que não cometeram infrações gravíssimas.


Se o motorista tiver uma infração gravíssima, o limite cai para 30 pontos. Se houver duas ou mais infrações gravíssimas, o limite permanece em 20 pontos, como era antes.


Para os motoristas que exercem atividade remunerada, a suspensão da CNH só acontecerá com 40 pontos, independentemente da quantidade de infrações gravíssimas cometidas. Neste contexto são: motoristas de ônibus e caminhões, taxistas, motoristas de aplicativo ou mototaxistas.


CNH válida por 10 anos


A validade da CNH também aumentou após a nova lei. O documento aumentou sua validade de 5 para 10 anos para motoristas com menos de 50 anos de idade. Aqueles com 50 anos ou mais devem renovar a carteira a cada 5 anos, e motoristas com mais de 70 a cada 3 anos.




Novos prazos de renovação para CNH


O Contran já publicou um novo calendário, válido para o estado de São Paulo, com novos prazos para levar o documento.


A deliberação 243 do Contran revoga a Portaria 208 e a Resolução 828, que permitiu que os documentos de licença vencidos em 2020 ganhassem mais um ano de validade, além de prorrogar os prazos para registro e transferência de veículos.


O novo cronograma inclui carteiras de habilitação com vencimento entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022 (Veja tabela completa).


Novo cronograma de renovação da CNH e ACC em SP

                           Imagem Fonte: Detran.SP


Verifique o Detran do seu estado para saber qual é a situação e quais são os prazos da CNH.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem