Atenção! Novo RG Digital já está valendo: Descubra quando e como emitir o seu

Imagem: Reprodução/Google



O Governo Federal implementou um novo Documento Nacional de Identidade. O também conhecido como RG Digital facilitará a vida dos cidadãos brasileiros, unificando todos os documentos emitidos no país como CPF, RG, CNH, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, entre outros, em um.


O novo documento será emitido gratuitamente aos cidadãos. No momento da primeira via do documento, o brasileiro que ainda não possui o CPF (Cadastro de Pessoa Física), terá o cadastro emitido ao mesmo tempo pelo órgão.


O CPF será a numeração principal registrada no novo documento, pois é a partir dele que outros são emitidos. Vale ressaltar que o novo RG é válido por 10 anos para cidadãos até 60 anos de idade.


Quando o problema começa, sou forçado a trocar documentos?


De acordo com o decreto do Governo Federal, a emissão do novo RG digital começou a partir de 1º de março. No entanto, os institutos estaduais de identificação terão um prazo para se adaptarem ao novo documento. Assim, embora já estejam em vigor, os estados ainda estão implementando o sistema, ou seja, ainda pode demorar um pouco para poder emitir o deles.


De acordo com as regras do Governo Federal, o L atual ainda será válido pelos próximos 10 anos para a população até 60 anos. Se você for mais velho, esse prazo será indeterminado.


Assim, os cidadãos ainda não precisam se apressar para emitir um novo prazo, uma vez que o Governo oferece um prazo para a emissão do documento a ser feito.


O novo RG digital não substitui nenhum documento que esteja em vigor, apenas o próprio documento de identidade, de modo que os demais documentos ainda serão obrigatórios devido a diferentes propósitos.


Quem deve fazer a ID digital?

A ID Digital será obrigatória para todos os cidadãos que emitirem o documento a partir de agora. Quem o documento antigo ainda não ganhou, não precisará trocar pela nova carteira por enquanto.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem