Atenção condutores; Nova CNH vai ser obrigatória para todos? Confira o que muda no documento

 

Imagem: Reprodução/Google


A partir de 1º de junho, começa a ser emitida a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os motoristas não serão obrigados a trocar o documento imediatamente. A norma se aplicará às novas carteiras ou também em casos de renovação ou segunda via do documento.


De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os motoristas não têm que correr para ter o novo documento. Afinal, a CNH tradicional permanecerá em vigor de acordo com a validade de cada documento.


Nova CNH

Os motoristas devem estar atentos à validade da CNH. O prazo é relatado em cada documento. Assim, quando renovarem a licença, já receberão o novo modelo a partir de 1º de junho.


A nova CNH estará disponível de forma física e digital. Cabe a cada motorista decidir por outro padrão. Segundo o Contran, todos os dois formulários serão aceitos como apresentação do documento.


O documento da nova versão é mais moderno e completo. A carteira de motorista indicará o tipo de veículo que cada motorista pode dirigir. A novidade é a imagem do carro, que reforçará a categoria de cada piloto.


As cores também são diferentes. A CNH será verde e amarela. Outra informação que será novidade no novo documento é se o motorista só tem permissão para dirigir ou já tem a licença final. As indicações serão pelas letras "P" ou "D", respectivamente.


Portanto, os motoristas que estão em dúvida se já precisam ou não pedir o novo documento podem ficar tranquilos. A mudança só é necessária quando a CNH atual estiver vencida. Ou em casos de segunda via ou necessidade de alterar qualquer um dos dados relatados na carteira de motorista.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem