Aposentados e pensionistas do INSS poderão ter acesso a dois novos benefícios do INSS em 2022. Descubra quais são .

Imagem: Reprodução/Google

O governo federal já liberou os dois novos benefícios para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, os beneficiários poderão receber a antecipação do 13º salário, além de ter um aumento no limite de crédito consignado. Saiba quais são os pré-requisitos necessários para acessar os novos benefícios do INSS.


Novos benefícios do INSS: 13º salário antecipado

A antecipação do 13º salário é um dos novos benefícios do INSS que o segurado tem direito já em 2022. De fato, a medida se tornou padrão a partir de 2020 com a chegada da pandemia covid-19. Antes disso, o abono salarial era pago em agosto/setembro e novembro/dezembro.


Para mitigar os impactos econômicos da pandemia, no entanto, aposentados e pensionistas passaram a receber o 13º INSS antecipadamente. Ao todo, segundo dados oficiais, são quase 30,5 milhões de brasileiros elegíveis para receber. O impacto na economia será de R$ 56,7 bilhões, que devem ser injetados diretamente na circulação interna.


Os beneficiários que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) ou o rendimento mensal vitalício não têm direito ao 13º INSS.


Quando ocorre o pagamento do 13º salário-adiantamento do INSS

O novo benefício

 de antecipação do 13º do INSS será pago a partir de 25 de abril e terminará em 7 de julho. O valor total será dividido em duas parcelas, como de costume.


  • 50% do 13º do INSS será pago entre 25/04 e 06/05;
  • 50% do 13º do INSS será pago entre 25/05 e 07/06.7



Novos benefícios do INSS: maior margem de crédito consignado


Também como forma de dar acesso ao crédito durante a atual crise de saúde, o governo decidiu aumentar a margem de remessa. Assim, os segurados do INSS puderam emprestar mais dinheiro com desconto de parcelas diretamente na folha de pagamento. O limite a ser descontado não poderia exceder 40% do valor total do benefício.


Agora, a margem de crédito volta ao seu nível normal. O novo benefício consignado estabelece um limite de desconto de 35% para empréstimos e de 5% para cartão de crédito.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem