Confira quantos integrantes da família podem receber o auxilio vale-gás.

Imagem: Reprodução/Google

 A segunda parcela do vale do gás nacional foi depositada em fevereiro para quase 5,6 milhões de famílias. O programa federal administrado pelo Ministério da Cidadania visa ajudar pessoas de baixa renda a comprar gás de cozinha, item que disparou de preço nos últimos meses.


Como o programa ainda é novo, suas regras são desconhecidas pela maioria dos brasileiros. Uma das perguntas mais comuns é: na conta de qual membro da família cai o benefício?


Apenas uma pessoa pode sacar o dinheiro, sendo justamente aquele registrado como responsável pela família no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O sistema é a porta de entrada para quase todas as iniciativas sociais do governo, incluindo selos de gás.


Ao se matricular no CadÚnico, a pessoa deve ser incluída como responsável pelo núcleo familiar. O governo federal pede que esse indivíduo seja preferencialmente uma mulher, que também será a titular da conta onde os depósitos cairão.


A situação é um pouco diferente no caso dos cidadãos que não possuem cadastro no CadÚnico, mas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Neste caso, o valor do vale-alimentação cai na conta do próprio beneficiário ou de seu responsável legal.


Próxima parcela do vale do gás

O Auxílio Ao Gás Brasileiro, como a iniciativa é oficialmente chamada, já pagou duas parcelas a milhões de brasileiros em situação de pobreza e extrema pobreza. O valor foi de R$ 52 em janeiro e R$ 50 em fevereiro.


De acordo com as regras, o benefício deve ser equivalente a 50% do preço médio do botijão de gás de 13kg, conforme determina a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A transferência pode até ser maior, mas nunca menor.


Embora muitas pessoas estejam esperançosas de que uma nova parte do vale-gás seja depositada em março, isso pode não ocorrer. Por lei, o governo tem o direito de fazer transferências a cada dois meses. Como a última cota caiu em fevereiro, pode não haver novos pagamentos este mês.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem