CNH Popular 2022: Inscrições para licença gratuita começam em breve; Veja a data para participar.

Imagem: Reprodução/Google

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou em uma live nesta terça-feira (8) que o programa CNH Popular 2022 será lançado no dia 22 de março. Os dados devem ser usados para divulgar os detalhes da nova edição.


"Vamos anunciar, nesta segunda quinzena de março, um novo programa de Portfólio Popular 2022/2023. [...] Já está marcado para 22 de março", disse Camilo.


Ainda não se sabe, por exemplo, quantas vagas seriam oferecidas, ou se seriam seguidos os mesmos critérios de admissão das edições anteriores. Na edição 2021/2022, a CNH Popular ofereceu 25 mil vagas em todo o Estado, 5 mil na capital, Fortaleza, e 20 mil nos municípios do interior.


O programa é organizado pelo governo do Ceará desde 2009 e, desde então, tem ajudado quase 140 mil cidadãos a obter sua primeira qualificação ou mudar categorias gratuitamente.


Todos os procedimentos são oferecidos, incluindo exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas e testes, para as categorias A (motocicletas) e B (carro). Além disso, aqueles que se qualificam na categoria A recebem um capacete.


  • Como funciona o programa
  • • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • • Compartilhe esta notícia no Telegram

Para ter acesso à CNH Popular, os candidatos devem ter mais de 18 anos e regularmente matriculados no CadÚnico. Há também vagas para pessoas com deficiência e egressos do sistema prisional.


  • Clique em "Habilitação" na parte "Serviços" e, em seguida, em "CNH Popular"
  • Escolha a opção "Primeira habilitação" e digite seu CPF
  • Em seguida, você deve preencher um formulário com informações pessoais
  • Em seguida, o requerente deve anexar documentos como comprovante de residência, RG e Número de Identificação Social (NIS)

O resultado do processo seletivo é informado por e-mail. Os candidatos bem-sucedidos devem comparecer a uma unidade do Detran-CE para conferência documental, cadastramento biométrico, registro de foto, exames e encaminhamento para centros de formação de condutores.


Na última edição, os municípios do interior foram contemplados primeiro. Em Fortaleza e em outros municípios da Região Metropolitana, o atendimento aos candidatos aprovados ocorreu apenas em fevereiro de 2022. Assim, a abertura das aulas da próxima edição, citada pelo governador Camilo Santana, deve demorar um pouco para ocorrer.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem