Serviço de consulta a dinheiro esquecido em bancos volta a funcionar; Veja como consultar link aqui.

Imagem: Reprodução/Google

A partir da próxima segunda-feira, 14, o Banco Central (BC) disponibilizará mais uma vez a plataforma de consulta de valores a receber de instituições financeiras. Nela, os cidadãos poderão verificar se possuem quantias esquecidas há algum tempo, além da possibilidade de requerer o pagamento do recursos.


Os montantes que aguardam o saque pelos brasileiros de direito tem origem em contas correntes ou poupanças encerradas com saldo, dinheiro não resgatado de consórcios, tarifas cobradas de forma indevida pelas instituições, dentre outras eventualidades.


Tanto pessoas físicas (CPF) quanto jurídicas (CNPJ) poderão consultar se possuem valores a receber de bancos e entidades do sistema financeiro, bem como solicitar o resgate dos valores. Lembrando que o cidadão precisa ter uma conta Gov.br prata ou gold para requerer o saque.


O retorno da página pelo BC acontece após a primeira fase de consultas ter sido retirada de funcionamento em razão da grande procura, que acabou sobrecarregando o sistema e deixando-o fora do ar. Por isso, o BC decidiu criar um novo endereço para a verificação do Sistema Valores a Receber (SRV). O link está disponível aqui.


Como resgatar os valores a receber de bancos

Veja a seguir o passo a passo para consultar e solicitar o saque dos recurso. Mas atenção: a consulta não é realizada no site principal do BC, mas sim no Valores a Receber. Veja abaixo:


  • Em seguida, utilize seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
  • Se a resposta for sim, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar;
  • Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos.
  • Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  • Depois, retorne no endereço (valoresareceber.bcb.gov.br) na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência;
  • Caso você perca sua data de resgate, venha aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.

O cidadão não precisa se preocupar com o prazo sobre o dinheiro a receber. Isso porque ele permanecerá armazenado pelas instituições financeiras pelo tempo que for necessário, aguardando a solicitação de devolução pelo responsável.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem