Atenção! Quem não faz o licenciamento dos veículos corre o risco de ter o carro apreendido e até a CNH suspensa. Entenda mais sobre a obrigação anual.

Imagem: Reprodução/Google


O licenciamento é a regularização de carros, o que permite que esses veículos se movam livremente, sem qualquer tipo de pendência. É por meio do licenciamento que os motoristas obtêm o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).


É este documento que confirma que seu carro tem todas as condições para viajar pelas ruas. Por exemplo, garante que o carro não tenha sido clonado, nem o resultado de roubo ou furto, e que ele atenda aos limites de emissão de gases poluentes. Ou seja, como o nome diz, é o certificado que garante que o veículo esteja em posição de circular.


Licenciamento de veículos

O licenciamento é um documento que precisa ser renovado a cada ano. Quem não tem o certificado até o momento pode pagar uma multa. Para ter o documento o proprietário do carro precisa, antes de mais nada, pagar o IPVA atual, bem como a taxa de licenciamento.


O motorista que circular sem o licenciamento do veículo comete uma infração gravíssima, pode pagar multa e levar sete pontos na carteira. Este é apenas o primeiro ponto de aviso para os motoristas.


Isso porque, sem pagar o licenciamento, os motoristas ficam sem o CRLV. Além disso, quem não tem licenciamento não pode circular nas rodovias. Além da multa, o motorista pode até ser proibido de dirigir até que a situação de licenciamento seja resolvida.


Se mesmo após a notificação o motorista não resolver a pendência e for pego mais uma vez, ele poderá ter sua habilitação suspensa. Sem licenciamento, outro problema é que os carros podem ser apreendidos se estiverem presos em alguma blitz sem que o documento seja até o momento. Além disso, é o motorista que terá que pagar todas as despesas adicionais, como o guincho e a diária do veículo apreendido.


Alguns casos impedem o licenciamento de um veículo, sendo bloqueio judicial, dívidas abertas, bem como a não transferência do veículo para um novo proprietário. É por isso que é essencial estar até o dia para evitar problemas sem licenciamento.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem