Direitos dos aposentados: Veja quem poderá receber o adicional de 25% do INSS.

Imagem: Reprodução/Google

Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm alguns direitos ainda pouco conhecidos, como os 25% adicionais sobre o valor do benefício. Esse valor extra é concedido em alguns casos específicos, apenas para os segurados da aposentadoria por invalidez.


O benefício por incapacidade permanente é concedido aos trabalhadores que não podem trabalhar por acidente ou doença. Para ter acesso a ele, é necessário estar na condição de filiado ao INSS por pelo menos 12 meses antes da incapacidade.


Essa carência é dispensada em casos de acidente de qualquer natureza, doenças ou acidentes ligados ao trabalho e doença de natureza incapacitante, grave e irreversível.


Adicional de 25% na aposentadoria

Conhecido como assistência acompanhante, o benefício é concedido aos aposentados que precisam da ajuda de terceiros para realizar suas tarefas diárias. 

 Veja Também:


O valor é de 25% abaixo do valor da aposentadoria, independentemente de o segurado receber o equivalente ao teto do INSS.


Confira as condições que garantem o direito ao adicional:


  • Alteração de faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
  • Cegueira total;
  • Paralisia dos membros superior e inferior;
  • Incapacidade que exija permanência contínua na cama;
  • Perda de uma mão e dois pés;
  • Perda de um membro superior um inferior (na impossibilidade de prótese);
  • Perda de dois membros inferiores (na impossibilidade de prótese).

Vale ressaltar também que o Ministério da Saúde e do Trabalho e Previdência Social estabeleceu uma lista de doenças que dão acesso à aposentadoria por invalidez sem a necessidade de cumprir o período de carência de 12 meses. Todas as condições estão previstas na Lei 8.213/91, artigo 151.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem