Consumidores podem ter a Conta de luz mais barata a partir de mês do Janeiro; Veja

Imagem: Reprodução/Google

Alguns consumidores já notaram descontos na conta de luz em janeiro de 2022. A boa notícia emocionou os consumidores, que não esperavam a queda dos valores. Para quem ainda não recebeu a conta de luz de janeiro, pode sair mais barato para algumas pessoas.


Esse desconto pode ser concedido graças a um programa, lançado em agosto de 2021 pelo governo federal, que permite um bônus para os consumidores que conseguiram reduzir o consumo.


A conta de luz de janeiro será mais barata?

De acordo com o programa do governo federal, a redução mínima da conta de energia será de 10% e pode chegar a 20%. Como se trata de lei, todas as distribuidoras de energia devem seguir as regras para a concessão de descontos.


Em números reais, o desconto será de US$ 0,50 para cada quilowatt-hora (kWh) da energia total que foi economizada. Para isso, o somen de gastos energéticos no período de setembro a dezembro de 2021 deve ser menor, pelo menos 10%, em relação a 2020.


O crédito será concedido como bônus na conta que chega no mês de janeiro, conforme previsto na lei. Assim, é importante estar atento às informações e verificar se o bônus foi repassado.


O cliente que conseguiu fazer a poupança e não recebeu o desconto poderá contestar, por meios legais, o direito previsto em lei.


Também é importante ressaltar que os clientes de baixa tensão, denominado Grupo B, também estão integrados a este programa e para aqueles com média tensão, que faz parte do Grupo A. Neste caso, também estão incluídos os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica.


Segundo a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abraade), os descontos gerais concedidos em janeiro podem chegar a R$ 1,62 bilhão.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem