Abono do 14º salário do INSS: Veja as datas de pagamento e valores do beneficio.

Imagem: Reprodução/Google

O Projeto de Lei 4367/20 está em fase final de aprovação na Câmara dos Deputados. Ele trata do pagamento do 14º salário a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O projeto foi concebido após o 13º salário ser adiantado ao segurado no início da Pandemia de Covid-19 e também em 2021.


Para que o projeto seja aprovado na Câmara falta apenas análise da Comissão de Justiça e Cidadania. A preocupação é que ele perca força agora em 2022.


14º salário do INSS

Apesar da preocupação, a votação do 14º salário do INSS vem avançando lentamente. O que, por enquanto, ainda alimenta a expectativa de que o benefício seja pago a aposentados, pensionistas e outros insinisurados.


Alguns pontos continuam em análise, como a fonte dos recursos para viabilizar o pagamento do 14º salário do INSS.


Entre as possibilidades estão os dividendos e juros da Petrobras, além de empresas de energia e bancos públicos.
A razão seria os lucros obtidos por eles diante do aumento dos preços dos combustíveis e também da eletricidade.


O que se sabe por enquanto é que, se aprovado, o projeto prevê um teto máximo de dois salários mínimos. Ou seja, mesmo que o segurado receba acima disso, o valor do 14º salário terá essa limitação em todos os pagamentos.


Quanto ao pagamento, inicialmente a conta previa um primeiro pagamento em 2020 e outro em 2021. Com o passar dos dois anos, a proposta agora é pagar a primeira parcela em março de 2022 e a segunda em março de 2023. Que também ainda aguarda definição.


A previsão é que o projeto seja aprovado nos primeiros meses deste ano. Após passar pela Câmara dos Deputados, o texto segue para o Senado Federal. Por último, para apreciação do presidente Jair Bolsonaro.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem