Confira os 5 motivos que podem suspender sua aposentadoria do INSS

Imagem: Reprodução/Google

Vários segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já se perguntaram em algum momento se há situações em que o INSS pode suspender ou até mesmo cancelar o pagamento do benefício. Este é um problema que muitas vezes pode preocupar o segurado. Pensando nisso, hoje vamos falar de 10 motivos que podem gerar a suspensão ou até mesmo o cancelamento da aposentadoria.


Benefício concedido com erros

O INSS muitas vezes realiza a revisão da concessão e manutenção dos benefícios concedidos, o objetivo é encontrar possíveis irregularidades ou erros.


Assim, quando algum benefício é concedido incorretamente, ou o valor pago difere do qual o aposentado teria direito, ou mesmo quando uma documentação falsa é apresentada pelo segurado, são motivos que podem suspender o pagamento do benefício previdenciário.


É importante esclarecer, que ao identificar qualquer irregularidade o INSS não suspende o benefício de uma só vez, o Instituto convocará o segurado para apresentar sua defesa e comprovação da condição e o benefício só será rescindido se o segurado não comprovar os dados necessários para que o segurado continue com o benefício nas condições iniciais.


Não faça o teste de vida.

A prova de vida é um exame anual no qual o aposentado precisa fazer para provar que ainda está vivo, de modo a continuar recebendo seu benefício sem problemas.


Embora pareça estranho, ter que provar que a vida é importante, pois nos velhos tempos, muitas pessoas acabaram recebendo o benefício previdenciário de um membro da família que havia morrido, afinal, não havia controle.


Ser preso

Essa situação é nova e ocorre se o segurado ficar preso. Assim, o benefício é temporariamente suspenso até que seja liberado. A possibilidade foi recentemente incluída através do Decreto 10.410/2020.


Reabilitação profissional

A reabilitação profissional consiste em um serviço prestado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), processo em que o trabalhador é considerado "apto" a retornar às atividades profissionais. 


É o momento em que o trabalhador tem acesso a uma equipe multidisciplinar, ou seja, pode receber cuidados de saúde e ajudar com sua realocação.


Recebimento de salário maternidade

O segurado do INSS que recebe a aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença e engravida começa a ter acesso ao salário maternidade, porém, consequentemente, terá o benefício suspenso para receber o salário maternidade e só receberá o benefício anterior com o fim do salário maternidade.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem