Confira as 6 dicas simples para soltar o intestino preso.

Imagem: Reprodução/Google


Para soltar o intestino preso, é importante adotar estratégias que estimulem o funcionamento do intestino e que promovam o aumento do volume de fezes. Para isso, algumas dicas simples podem ser seguidas, como praticar atividade física regularmente, fazer massagem na barriga, beber água morna com limão e adotar uma dieta rica em fibras e fácil digestão, dando preferência a vegetais e grãos integrais.


Quando os sintomas do intestino preso não melhoram mesmo com as pontas ou se a presença de sangue é verificada nas fezes, é importante consultar o clínico geral ou gastroenterologista para que uma avaliação dos sintomas possa ser feita e o tratamento mais adequado seja indicado.


6 dicas simples para soltar intestino preso


1. Tome água morna com limão ao acordar

Tomar água morna com limão ao acordar pode ser uma boa maneira de melhorar o intestino preso, pois a água morna ajuda a suavizar as fezes, enquanto o limão estimula o intestino a se mover. Dessa forma, é possível fazer com que as fezes fiquem amolecidas e se soltem mais facilmente, aliviando o desconforto das fezes acumuladas. Entenda melhor como usar água e limão para soltar o intestino.


2. Mastigue bem a comida

Comer lentamente e mastigar bem alimentos pode ser uma boa opção para ajudar no tratamento do intestino preso, pois ao mastigar lentamente são enviados estímulos para o intestino para começar a se mover, ajudando a eliminar as fezes acumuladas.


3.Manter uma dieta saudável e variada

Manter uma dieta saudável e variada pode ser uma excelente forma, para ajudar a soltar o intestino, e deve preferir alimentos ricos em fibras como grãos integrais e vegetais e evitar alimentos com gordura e açúcar, pois isso é possível manter o funcionamento do intestino. Além disso, o consumo de probióticos facilita a absorção de nutrientes, ajuda a regular o intestino e no tratamento do intestino preso.  Veja outros alimentos para combater a prisão de ventre e quais evitar. 


Assista ao vídeo a seguir e conheça outras opções que ajudam a afrouxar seu intestino:


4. Receba uma massagem na barriga

 A massagem na barriga ajuda a melhorar o intestino preso porque a pressão que é feita na barriga estimula o intestino a se mover, ajudando a eliminar as fezes com mais facilidade.


A massagem deve ser iniciada colocando a mão fechada sob as costelas do lado direito, correndo pela barriga até atingir as costelas do lado esquerdo. A massagem deve continuar para baixo, mantendo a mesma linha para o meio da barriga. Depois disso, massageie para o lado direito para o umbigo e finalmente para perto da área púbica.


É importante respeitar os locais de partida e de ponta, pois o objetivo é massagear a parte final do intestino. Esta massagem deve ser realizada por pelo menos 5 minutos e pode ser feita na posição de mentira ou sentado.


Embora possa ajudar a aliviar os sintomas da prisão de ventre, a massagem não deve ser feita durante a gravidez devido à pressão que é feita na barriga. 


5. Exercite-se regularmente

O exercício regular pode ser uma boa opção para ajudar a afrouxar o intestino uma vez que os músculos da barriga se fortalecem mais, aumentando a pressão que fazem no intestino e estimulando-o a se mover.


Assim, é importante fazer exercícios físicos, como caminhar, correr, pular corda ou musculação pelo menos 30 minutos por dia.


6. Estabeleça um tempo

Definir um cronograma para evacuar pode ajudar a melhorar o intestino preso porque treina os músculos do intestino para funcionar em uma taxa regular. Para educar o intestino para sempre funcionar ao mesmo tempo, é necessário ir ao banheiro, mesmo sem vontade, todos os dias ao mesmo tempo.

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