Brasileiros terá emissão da CNH disponível em cartórios após nova parceria do Detran; Saiba mais.

Imagem: Reprodução/Google

População terá um novo ponto para solicitar a CNH. Nesta semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio de Janeiro informou que trabalhará em parceria com os demais para antecipar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação. A ação visa reduzir o número de pendências por parte da agência.


A pandemia do novo coronavírus tem evitado uma série de processos burocráticos no país. Entre elas, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estava em atraso para milhares de brasileiros.


O Detran passou meses com suas unidades fechadas, por isso a agência do Rio de Janeiro fez uma parceria com as notas locais para emitir o documento.


Emissão da CNH em cartório

A iniciativa é coerente com o trabalho em parceria do Detran do RJ com os notários do Rio de Janeiro. A população terá o direito de ir ao call center mais próximo para poder solicitar a retirada do documento.


O Detran explicou que a medida visa proporcionar um trabalho colaborativo entre os dois órgãos para atender um grande fluxo de pessoas. Com a pandemia do novo coronavírus houve uma demanda reprimida pela concessão desses documentos.


Vale ressaltar que sem ele o cidadão é incapaz de circular por todo o território nacional. Quem tem a CNH vencida desde 1º de março deste ano, precisa recorrer ao Detran para a regularização do documento.


Capítulo quatro do artigo 2º da resolução Diaz que: "o prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e as Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) expirou desde 1º de março de 2020 e de vencimento a partir da data de publicação desta Resolução".


Para avançar na operação de emissões, o Detran fez parceria com 300 notários no Rio de Janeiro.


Processo de solicitação

Para quem solicitar o documento fora do Detran, é necessário levar o cadastro do órgão que autoriza a entrega da CNH. Além disso, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto para validar sua identificação.


O prazo de entrega varia de acordo com o cronograma de cada cartório e aprovação junto ao departamento de trânsito.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem