Confira se seu CPF está sendo usado por alguém; Veja

Imagem: Reprodução/Google

Apesar do tema ainda ser ignorado por muitos, proteger informações de cunho pessoal é de suma importância, visto que o vazamento desses dados coloca em risco além da privacidade, infringe os direitos fundamentais da pessoa. 


Ademais, golpes via internet em que o criminoso abordou a vítima no intuito de roubar seus dados pessoais, vem ficando cada vez mais comum. É preciso entender que com a posse dessas informações, o golpista pode utilizá-las para diversos fins, como realizar compras no nome da pessoa e se passar por ela para pedir empréstimos. De todo modo isto pode levar a um grande prejuízo financeiro, em alguns casos. 


Sendo assim, é preciso estar atento e tomar algumas atitudes para evitar passar por este tipo de transtorno. Neste sentido, evite informar seu CPF em situações duvidosas, mantenha documentos importantes sempre junto à você, garanta que o site é seguro em compras online, atente-se quais informações estão contidas em documento que você irá jogar fora, entre outras medidas. 


Veja Também:


Quando eu sei que alguém está utilizando meu CPF? 


Sobre esta questão, primeiramente, procure notar se você está pagando faturas as quais você não tem ciência, isto pode ser feito consultando o extrato do cartão de crédito, ou consultando os órgãos de proteção ao crédito (Serasa/SPC). 


Ademais, é possível conferir esta situação através do site Registrato, do Banco Central, sendo este um sistema que contém informações que dizem respeito a operações de crédito, financiamento, empréstimos, câmbio e dívidas no seu nome.


Alguém está utilizando o meu nome, e agora?


Caso você tenha identificado essa situação, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O), e leve o documento à alguma unidade do SPC. Outra opção é utilizar o serviço “SPC Alerta de Documentos” onde um determinado lojista conseguirá acessar o sistema e ver quais documentos foram furtados.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem