O que acontece se esquecer de tomar o antibiótico?

Imagem: Reprodução/Google

Quando se esquece de tomar o antibiótico na hora certa deve-se tomar a dose esquecida no momento em que se lembra. 


No entanto, caso faltem menos de 2 horas para a próxima dose é recomendado passar a dose esquecida e tomar a dose seguinte no horário correto, para evitar aumentar o risco de efeitos colaterais devido a uma dose dupla, como diarreia intensa, dor abdominal ou vômitos.


Idealmente, o antibiótico deve ser sempre tomado com o mesmo intervalo de tempo, geralmente 8 ou 12 horas, para garantir que existe sempre um nível constante do remédio no sangue, evitando o desenvolvimento das bactérias que podem agravar a infecção.


O que fazer se esquecer de tomar o antibiótico


Na maioria dos casos, quando existe esquecimento de apenas 1 comprimido, o recomendado é tomar o comprimido assim que lembrar, desde que não faltem menos de 2 horas para a próxima dose. A partir daí, deve-se tomar as doses seguintes no horário original.


No entanto, é importante sempre ler a bula do medicamento, já que as instruções podem variar de acordo com o tipo de antibiótico e a dose que está sendo utilizada.


Confira a bula dos antibióticos mais utilizados:


  • Penicilina;
  • Amoxicilina;
  • Clindamicina;
  • Ciprofloxacino;
  • Metronidazol.

Além disso, também é possível contactar o médico que receitou o antibiótico para confirmar qual a melhor forma de agir após o esquecimento.


O que fazer se esquecer de tomar vários comprimidos

Falhar mais do que uma dose do antibiótico pode prejudicar o funcionamento do remédio e, por isso, é sempre importante informar o médico que receitou o antibiótico sobre quantas doses foram perdidas. Em muitos casos, o médico vai recomendar iniciar novamente o tratamento com uma nova embalagem de antibiótico, para garantir que todas as bactérias são eliminadas corretamente, evitando que a doença volte a surgir.


Embora seja possível iniciar novamente o tratamento com outra embalagem, é muito importante tentar evitar o esquecimento, pois durante o período em que se deixa de tomar o antibiótico corretamente, as bactérias conseguem desenvolver imunidade, tornando-se mais resistentes e dificultando o tratamento de uma nova infecção no futuro.


Dicas para não esquecer de tomar o antibiótico

Para evitar esquecer de tomar uma dose de antibiótico existem algumas dicas simples e bastante eficazes, como:


  • Combinar a ingestão do antibiótico com outras atividades diárias, como após comer ou após tomar outro medicamento, como remédio para pressão alta;
  • Fazer um registro diário da ingestão do antibiótico, assinalando as doses feitas e as que falta, assim como o horário;
  • Criar um alarme no celular ou computador para lembrar da hora certa para tomar o antibiótico.

Estas dicas são importantes para manter uma ingestão correta e regular do antibiótico, acelerando a cura do problema e evitando o surgimento de efeitos colaterais como náuseas, vômitos ou diarreia, por exemplo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem