IPVA 2022: Entenda como funciona o cálculo do IPVA, quanto pagar e quem estará isento.

Imagem: Reprodução/Google


O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um assunto que vem assombrando os motoristas de todo o território nacional. O ano nem acabou e muitos já estão preocupados com o pagamento do imposto em 2022, afinal, com a alta dos veículos novos e seminovos este ano, é esperado um aumento de 8% a 28% dos valores do tributo para o ano que vem..


Valor do IPVA

O valor do IPVA é realizado sobre o valor venal médio do veículo medido pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas econômicas). Contudo, vale lembrar que a cobrança do imposto é obrigação de cada Estado, ou seja, cada estado possui uma alíquota específica de cobrança.


Assim, o cálculo do IPVA ocorre com base no valor venal do veículo pela tabela FIPE sobre uma alíquota do Imposto cobrado por cada estado. Confira a seguir a alíquota de cada Estado e como realizar o cálculo:


  • Alíquota de 4% é cobrada nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais;
  • Alíquota de 3,75% é cobrada no seguinte estado: Goiás;
  • Alíquota de 3,5% é cobrada nos seguintes estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, Distrito Federal;
  • Alíquota de 3% é cobrada nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima;
  • Alíquota de 2,5% é cobrada nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Sergipe;
  • Alíquota de 2% é cobrada nos seguintes estados: Acre, Espirito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins.

Como calcular o IPVA

Agora que você já sabe qual a alíquota do seu Estado, o próximo passo será realizar a consulta do valor do seu veículo na Tabela Fipe. O processo é bem simples, basta adicionar a marca, modelo e ano do seu veículo para saber o valor do mesmo. Importante lembrar que o combustível pode interferir na alíquota do Estado.


Vamos a um exemplo:

Imagine um carro que seja Flex e possua um valor na tabela Fipe de R$ 80 mil e seja licenciado no Estado de Minas Gerais, onde a alíquota cobrada é de 4%, assim, o cálculo para descobrir o valor do IPVA será o seguinte:


  • 80.000 x 4% =3.200
  • Assim, o valor do IPVA de 2022 será de R$ 3.200


Quem estará isento de IPVA em 2022

Assim como no caso da cobrança do IPVA, a isenção do imposto também é uma determinação de cada estado, assim, muitos estados acabam dando a isenção para veículos com 10 a 20 anos de fabricação, sendo assim, confira quais veículos estão isentos do tributo conforme o ano de fabricação:


  • Carros com 10 anos ou fabricação anterior a 2010: Rio Grande do Norte e Amapá;
  • Carros com 15 anos ou fabricação anterior a 2007: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • Carros com 18 anos ou fabricação anterior a 2004: Mato Grosso;
  • Carros com 20 anos ou fabricação anterior a 2002: Paraná, Acre, São Paulo, Alagoas e Mato Grosso do Sul;
  • Carros com 30 anos ou fabricação anterior a 1992: Santa Catarina e Pernambuco.

No caso de Minas Gerais, somente veículos com placa preta são isentos do IPVA. Já em Roraima, são isentos do imposto os veículos PcD, veículos agrícolas, motos de até 160 cilindradas, táxis e ambulâncias.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem