Confira se os beneficiários do programa Bolsa Família vão ter direito ao 13º salário em 2021.

Imagem: Reprodução/Google

Durante sua campanha presidencial, o presidente Jair Bolsonaro prometeu conceder um 13° salário para beneficiários do programa Bolsa Família. No ano do seu primeiro ano de mandato, 2019, os pagamentos de fato ocorreram, mas a medida não foi repetida desde então.Na ocasião, o abono natalino era equivalente ao valor da parcela tradicional recebida pela família. Caso a liberação do benefício fosse adotada novamente neste ano, ela provavelmente seguiria os mesmos moldes.


A Medida Provisória (MP) que instituiu o pagamento do 13º salário para inscritos no Bolsa Bolsa Família custou cerca de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos no ano em que ocorreu. O texto teve vigência até outubro do ano seguinte.


13º salário sai este ano?

É bem improvável que o governo federal se comprometa com um novo gasto como esse neste fim de ano. Além da falta de verbas, o foco agora é substituir o Bolsa Família por um novo programa de transferencia de renda, batizado de Auxílio Brasil.


Além disso, o abono natalino não foi pago em 2020, auge da pandemia de coronavírus no país, por medo de risco fiscal. Com a situação econômica do país ainda mais deteriorada do que naquela época, é bem possível afirmar que a intenção de pagar um 13º salário não existe.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem