Confira os 5 benefícios do Guaraná em pó para sua saúde.

Imagem: Reprodução/Google

O pó de guaraná é feito a partir de sementes de guaraná, e traz benefícios como o aumento do estado de alerta e atenção, melhorando o humor e estimulando a queima de gordura no organismo, sendo uma excelente opção para dar mais disposição ao treinamento e às dietas de perda de peso.


O pó de guaraná pode ser encontrado em cápsulas ou pó, além de estar presente em vários suplementos termogênicos.
A quantidade recomendada é de 2 a 5 g por dia, pois seu consumo excessivo pode trazer efeitos colaterais como insônia, mudanças de humor e palpitações cardíacas


A seguir, 5 benefícios do pó de guaraná:


1. Aumentar o desempenho do treinamento

O pó de guaraná aumenta o humor e o estado de alerta, o que gera uma maior dedicação ao treinar. Além disso, diminui a sensação de fadiga, especialmente em exercícios de longo prazo, permitindo maior dedicação e esforço no treinamento ou competição.


2. Promover a perda de peso

O uso de guaraná em pó ajuda a reduzir o peso por ser rico em cafeína e antioxidantes que aceleram o metabolismo e favorecem o uso de gordura como combustível para o corpo. Além disso, tem um efeito redutor de fome, afastando a vontade de comer entre as refeições.


No entanto, é importante lembrar que esse efeito é aprimorado quando o pó de guaraná é usado em conjunto com uma dieta equilibrada e prática regular de atividade física.


3. Aumentar a concentração para estudar

Ao conter cafeína e substâncias como teobromina e teofilia, o guaraná em pó ajuda a aumentar a concentração, o raciocínio e o alerta para maior dedicação aos estudos e atenção durante os testes.


No entanto, é importante que o pó seja consumido apenas durante o dia, pois seu consumo à noite pode levar à insônia.


4. Melhorar o humor

O pó de guaraná estimula a produção de hormônios de dopamina e serotonina, que estão ligados ao aumento da sensação de bem-estar, melhorando o humor. Isso se deve tanto à presença da cafeína quanto ao seu alto teor de antioxidantes, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central.


5. Controle o colesterol e os triglicérides

O pó de guaraná é rico em flavonoides e saponinas, substâncias com forte poder antioxidante que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, e alguns estudos também mostram seu benefício no controle de triglicérides.


Além disso, é rica em pectina, uma fibra que estimula uma maior eliminação de gordura nas fezes, o que também ajuda a reduzir o colesterol. 


Quantidade recomendada

A dose recomendada de guaraná em pó para obter seus efeitos benéficos sem riscos à saúde varia de peso, mas deve estar entre 0,5 g e 5 g para adultos saudáveis, e seu uso não é recomendado para crianças, gestantes e idosos.


Efeitos colaterais do consumo excessivo

O consumo excessivo de guaraná em pó pode trazer efeitos colaterais ligados ao excesso de cafeína, o que causa sintomas como ansiedade, inquietação, mudanças de humor, tremores, perda de apetite, tensão muscular e palpitações cardíacas.


Esses efeitos são devido ao alto teor de cafeína consumido através do pó de guaraná, e são conhecidos como cafeína. Para resolver a cafeína, é preciso parar o consumo de guaraná e outros alimentos ricos em cafeína, como café, refrigerantes de cola, chás e chocolate. Veja mais sobre overdose de cafeína.

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