Confira o que muda nas transferências do PIX a partir de hoje.

Imagem: Reprodução/Google

Na segunda-feira, 4, começou a vigorar o novo limite de R$ 1.000 para transferências via PIX. A partir de agora, das 20h às 18h, as transferências e pagamentos feitos por pessoas físicas se limitam a esse valor. As pessoas jurídicas não foram afetadas pelas mudanças.


Esse limite pode ser alterado se o cliente desejar, nos canais eletrônicos de atendimento da instituição financeira. No entanto, a mudança só ocorrerá após 24 horas da solicitação como medida de segurança.


De acordo com o Banco Central, os bancos devem oferecer aos clientes a opção de cadastrar suas contas antecipadamente que podem receber limites acima de R$ 1.000 durante o período de restrição.


Novas medidas de segurança adotadas para pix

  • Bloqueio preventivo: Essa medida permitirá que o banco que detém a conta do usuário bloqueie preventivamente os recursos por até 72 horas em situações suspeitas de fraude.
  • Notificação de infração: A notificação por infração não é mais opcional e torna-se obrigatória. Esse mecanismo visa permitir que os bancos registrem uma marcação na chave PIX, CPF/CNPJ do usuário e número da conta quando houver um "suspeito de fraude".
  • Maior uso de informações para fins de prevenção de fraudes: Um novo recurso será criado para permitir que você consulte informações vinculadas às chaves PIX. Desta forma, as informações de notificação de fraude estão disponíveis para todos os participantes do PIX
  • Mecanismos adicionais de proteção de dados: Mecanismos serão adotados pelos bancos que devem ser pelo menos iguais aos mecanismos implementados pelo Banco Central. Os bancos também devem definir procedimentos para identificar e lidar com casos em que ocorrem consultas excessivas de chaves PIX.

O BC também disse que alterou o regulamento do PIX para deixar claro que os bancos serão responsabilizados por "fraudes decorrentes de falhas em seus próprios mecanismos de gestão de riscos".

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem